efeios de neve

"http://img42.imageshack.us/img42/5508/neve1.png";

MARIA NOBRE - EDUCAÇÃO INFANTIL

domingo, 6 de novembro de 2016

RESENHA DO FILME MATRIX



MARIA DAS DORES NOGUEIRA NOBRE ARAÚJO
Resumo: Matrix


            A trilogia matrix, é sem duvidas um grande marco na historia do cinema, uma obra valiosa em todos os aspectos: Segundo informações do site: wikipedia,  é uma produção cinematográfica estadunidense e australiana  produzida em 1999, dos gêneros ação e ficção científica, dirigido pelas irmãs  Wachowski  e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence FishburneLançado em março de 1999, Matrix custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões. Matrix Reloaded, lançado em maio de 2003, custou 127 milhões, mas já faturou mais 740 milhões e entrou para a lista dos filmes mais vistos da história. A continuação foi também o primeiro filme a arrecadar mais de 100 milhões em um único final de semana. Só no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas foram ao cinema prestigiar a segunda parte da trilogia.
            O que transforma Matrix em um dos grandes filmes do cinema mundial, não  é apenas a inovação nos efeitos especiais, mas o enredo, pois relata  uma história  idêntica à nossa. Nossas incansáveis inquietações, estão tão presentes no filme, que não há como não se perceber no enredo.   Os dilemas que a ciência humana e filosófica não trás respostas concretas também são abordados no filme, porém  o interessante é que este, também   não trás  respostas concretas para a problemática abordada, mas tentar despertar seu personagem para essa busca: O que é realidade? O que é manipulação?
            Pode-se afirmar que Matrix é um verdadeiro serviço à consciência coletiva por elucidar bem certos padrões de comportamento, principalmente no que concerne a atividade mental. Não há como assistir o filme e após não pensar sobre a realidade de forma mais critica. Matrix é, portanto, mais que um simples entretenimento, é um convite a sair do senso comum e ver a vida de forma mais critica.
            Matrix não é apenas um filme, é uma aula para a vida, é em grande parte paralelo à analogia da caverna, iluminação, liberdade;  estão subjacentes ideias de ambos.  Seu principal objetivo pode ser nos alertar de nossa ignorância pois nem tudo  aquilo que vemos  é real.  De forma simbólica é como se os seres humanos estivessem sendo convidados á  quebrarem as correntes e avançarem para a verdade da vida, para ajudar aos outros a alcançar o mesmo fim. Platão apresenta um indivíduo da busca da verdade através de um desejo de conhecimento, enquanto que Matrix dá-nos um "messias" ou um herói para faze-nos livres. 
            Concordo plenamente com a trilogia Matrix, quando deixa claro em seu enredo que  desde o dia do nosso nascimento somos aprisionados pelo poder cultural e diversos padrões de vida fascinantes que findamos por não querer nos desprender destes, e acreditamos  na perfeição     “deste” ou “daquele”  modo como fomos criados, e por não perceber que somos escravos de um sistema dualista, o consideramos como sendo  o mais perfeito modo de ver o mundo.
            Em pleno século XXI vivemos aprisionados em nossos sentidos, a sociedade põem máscaras nos nossos olhos e algemas em nossas mãos, mas a maioria de nós, não despertamos para a realidade. Uns por não saber que ela existe, e outros pelo fato de não querer despertar, pois para alguns a certeza da realidade seria um golpe mortal. Alguns jamais tomaria a “pílula vermelha’’, pois o conhecimento da realidade poderia lhes tirar da zona de conforto e isso amargaria seus dias, mais que a alienação que a sociedade lhes impõem.
            Dentro de uma visão critica é fácil perceber que vivemos numa época de alienação politica, religiosa  e midiática. A cultura do controle e medo aprisiona a humanidade e sem espirito critico perdemos a consciência do que somos.
            Mas, que é realidade?  Segundo Matrix se associarmos o termo á sentimentos, ao o  que é palpável, que se pode provar e vê, então “realidade” seria apenas  simplesmente sinais interpretados pelo  cérebro humano, ou seja, a realidade não existe, tudo faz parte de uma simulação interativa.  Porém, acredito que a vida é bem mais que um processo automatizado de reações bioquímicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário