PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
IBICUITINGA - CE
DEZ/2008
APRESENTAÇÃO
Essa
proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas
escolas municipais de educação infantil um ensino igualitário,
democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais,
emocionais, corporais e afetivo da criança pequena.
1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM IBICUITINGA
NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
COD. CENSO ESCOLAR: 23270651 LEI DE CRIAÇÃO:
MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ
ENDEREÇO: RUA JOSÉ PAULO RABELO S/N
TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL CEP:629555-000
MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA.
COD. CENSO ESCOLAR: 23270651 LEI DE CRIAÇÃO:
MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ
ENDEREÇO: RUA JOSÉ PAULO RABELO S/N
TELEFONE: (88) 34251284 E-MAIL CEP:629555-000
MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA.
NOME DA ESCOLA: MARIA LOPES PINHEIRO
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA FLOR
NOME DA ESCOLA: RECANTO DOS SONHOS
NOME DA ESCOLA: VÒ LAURA
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA FLOR
NOME DA ESCOLA: RECANTO DOS SONHOS
NOME DA ESCOLA: VÒ LAURA
NOME DA ESCOLA: ARCA DE NOÉ
NOME DA ESCOLA: TI A ANA MARIA
NOME DA ESCOLA: SORRISO DE CRIANÇA
NOME DA ESCOLA: SONHO MEU
NOME DA ESCOLA: ARCO IRIS
NOME DA ESCOLA: VOVÔ LEONILIA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ MANOEL
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA LIANA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ ALBERICO
NOME DA ESCOLA: TI A ANA MARIA
NOME DA ESCOLA: SORRISO DE CRIANÇA
NOME DA ESCOLA: SONHO MEU
NOME DA ESCOLA: ARCO IRIS
NOME DA ESCOLA: VOVÔ LEONILIA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ MANOEL
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA LIANA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ ALBERICO
GRUPO DE TRABALHO:
Maria das Dores Nogueira Nobre
Maria das Dores Nogueira Nobre
Anailde de Sabóia Leite
Maria Elenir Batista Dantas
Thalyta Amanda Góes Maia
Francisca Lucilene Saraiva
Francisca Luciene Saraiva
Mardêne dos Santos Almeida
Maria Célia Germano Maia
Ana Lúcia Damasceno Maia
2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA
A
construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso
político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no
município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº
9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da
Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser
ofertada pelo poder publico, gratuitamente em creches e pré-escolas.
Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e
indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas
de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos,
físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança.
Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o
preparem para o pleno exercício da cidadania.
3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO
3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA COMUNIDADE
Em
Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80,
funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa
dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas
instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa
"Visão Mundial" e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As
primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria
das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares.
Com
a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa
a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta
por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de
direitos e deveres a serem supridos pela escola.
Para
garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do
prefeito José Edimilson Gomes teve que construir na sede do município um
espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades
cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional,
onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento
sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O
ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da
ação social, um técnico pedagógico e professores.
No
final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na
educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os
distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado
em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário
localizado na sede do município já não comportava mais tantas criança,
haja vista que o número de escolinha agregadas já chegava a nove:
Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio
Jasiel, João bolinhas, Pato Donald.
Na
administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população
urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a
construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este
estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02
banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio
coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma
enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o
programa de rádio "Jornal do meio dia", na radio local. A população
manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da
instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta
maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do
nosso município.
É
imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia
repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear
despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e
pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6
anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é
competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a
Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão
competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma
luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei.
Dessa
forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu
que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de
atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do
Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação
Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à
mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em
ações próprias.
O
município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a
reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de
2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria
da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi
aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação
no Diário oficial do Estado.
A
partir de então as instituições de educação infantil em todo o
município passaram a ser de total responsabilidade financeira e
administrativa da secretaria da educação. Em 2006, na administração do
prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação
infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da
educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando
os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais
referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas
(Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio
Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus
cadastros junto a crede, e inep, legalizando a partir de então o
Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Hoje as dependências do
referido instituto não suporta o número de crianças atendidas nas
modalidades creche e pré-escola, sendo necessário alugar casa para
funcionamento de salas de aula anexadas a esta instituição.
3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE
A atividade predominante de nosso município é a agricultura que destaca-se pelo
cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves.
cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves.
3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
1999
|
00
|
178
|
178
|
2000
|
83
|
51
|
134
|
2001
|
85
|
129
|
214
|
2002
|
08
|
141
|
149
|
2003
|
101
|
126
|
227
|
2004
|
79
|
73
|
152
|
2005
|
125
|
61
|
186
|
2006
|
108
|
133
|
241
|
2007
|
103
|
159
|
262
|
2008
|
138
|
142
|
280
|
2009
|
90
|
134
|
243
|
ESCOLINHA MARIA LOPES PINHEIRO
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
2001
|
29
|
23
|
52
|
2002
|
10
|
36
|
46
|
2003
|
15
|
20
|
35
|
2004
|
19
|
11
|
30
|
2005
|
20
|
23
|
43
|
2006
|
15
|
18
|
33
|
2007
|
24
|
27
|
51
|
2008
|
23
|
24
|
47
|
2009
|
19
|
24
|
43
|
ESCOLINHA SITIO DO PICA PAU
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
2001
|
13
|
13
|
26
|
2002
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
2003
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
2004
|
10
|
17
|
27
|
2005
|
10
|
11
|
21
|
2006
|
15
|
17
|
32
|
2007
|
04
|
12
|
16
|
2008
|
25
|
23
|
48
|
2009
|
07
|
06
|
13
|
ESCOLINHA GROSSOS
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
2009
|
04
|
15
|
19
|
ESCOLINHA TIA FLOR
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
2001
|
16
|
10
|
26
|
2002
|
07
|
15
|
22
|
2003
|
00
|
29
|
29
|
2004
|
20
|
04
|
24
|
2005
|
15
|
18
|
33
|
2006
|
15
|
17
|
32
|
2007
|
13
|
28
|
41
|
2008
|
15
|
23
|
38
|
2009
|
14
|
22
|
36
|
ESCOLINHA RECANTO DOS SONHOS
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
2009
|
08
|
11
|
19
|
ESCOLINHA SORRISO DE CRIANÇA
|
|||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|
2001
|
06
|
23
|
29
|
2002
|
02
|
21
|
23
|
2003
|
00
|
25
|
25
|
2004
|
16
|
05
|
21
|
2005
|
10
|
17
|
27
|
2006
|
07
|
15
|
22
|
2007
|
13
|
19
|
32
|
2008
|
12
|
20
|
32
|
2009
|
16
|
18
|
34
|
ESCOLINHA ARCA DE NOÉ
|
||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
|||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
||
2001
|
30
|
31
|
61
|
|
2002
|
05
|
36
|
41
|
|
2003
|
00
|
40
|
40
|
|
2004
|
30
|
09
|
39
|
|
2005
|
09
|
48
|
57
|
|
2006
|
13
|
39
|
52
|
|
2007
|
27
|
43
|
70
|
|
2008
|
36
|
27
|
63
|
|
2009
|
16
|
30
|
46
|
|
ESCOLINHA VOVÓ LAURA
|
||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
|||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
||
2003
|
00
|
23
|
23
|
|
2004
|
10
|
10
|
20
|
|
2005
|
11
|
11
|
22
|
|
2006
|
05
|
13
|
18
|
|
2007
|
08
|
14
|
22
|
|
2008
|
15
|
09
|
24
|
|
2009
|
06
|
08
|
14
|
|
ESCOLINHA PINGO DE GENTE |
||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
|||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
||
2001
|
11
|
15
|
26
|
|
2002
|
02
|
18
|
20
|
|
2003
|
10
|
08
|
18
|
|
2004
|
13
|
08
|
21
|
|
2005
|
14
|
19
|
33
|
|
2006
|
11
|
19
|
30
|
|
2007
|
17
|
24
|
41
|
|
2008
|
15
|
23
|
38
|
|
2009
|
03
|
18
|
21
|
|
ESCOLINHA TIA LIANA
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
2001
|
09
|
11
|
20
|
||||
2002
|
03
|
21
|
24
|
||||
2003
|
09
|
11
|
20
|
||||
2004
|
12
|
08
|
20
|
||||
2005
|
13
|
15
|
28
|
||||
2006
|
16
|
15
|
31
|
||||
2007
|
09
|
18
|
27
|
||||
2008
|
08
|
15
|
23
|
||||
2009
|
08
|
11
|
19
|
||||
ESCOLINHA VOVÔ ALBERICO
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
2003
|
21
|
00
|
21
|
||||
2004
|
13
|
03
|
16
|
||||
2005
|
07
|
09
|
16
|
||||
2006
|
03
|
10
|
13
|
||||
2007
|
07
|
12
|
19
|
||||
2008
|
20
|
06
|
26
|
||||
2009
|
15
|
09
|
24
|
||||
COLINHA VOVÓ LEONILIA
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
2004
|
12
|
08
|
20
|
||||
2005
|
04
|
10
|
14
|
||||
2006
|
06
|
06
|
12
|
||||
2007
|
12
|
04
|
16
|
||||
2008
|
14
|
03
|
17
|
||||
2009
|
08
|
08
|
16
|
||||
ESCOLINHA VOVÔ MANOEL
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
2001
|
07
|
04
|
11
|
||||
2002
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
||||
2003
|
12
|
10
|
22
|
||||
2004
|
10
|
14
|
24
|
||||
2005
|
06
|
10
|
16
|
||||
2006
|
11
|
06
|
17
|
||||
2007
|
09
|
12
|
21
|
||||
2008
|
11
|
07
|
18
|
||||
2009
|
05
|
13
|
18
|
||||
ESCOLINHA ARCO IRIS
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
2001
|
06
|
06
|
12
|
||||
2002
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
||||
2003
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
NÃO FUNCIONOU
|
||||
2004
|
12
|
10
|
22
|
||||
2005
|
04
|
14
|
18
|
||||
2006
|
06
|
06
|
12
|
||||
2007
|
06
|
07
|
13
|
||||
2008
|
05
|
07
|
12
|
||||
2009
|
|||||||
ESCOLINHA TIA ANA MARIA
|
|||||||
ANO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
||||||
CRECHE
|
PRÉ-ESCOLA
|
TOTAL GERAL
|
|||||
1999
|
|||||||
2000
|
|||||||
2001
|
08
|
11
|
19
|
||||
2002
|
00
|
22
|
22
|
||||
2003
|
00
|
19
|
19
|
||||
2004
|
08
|
12
|
20
|
||||
2005
|
09
|
10
|
19
|
||||
2006
|
06
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17
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23
|
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2007
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10
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15
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25
|
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2008
|
13
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12
|
25
|
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2009
|
|||||||
NOSSAS METAS:
- Inserir todas as crianças no mundo letrado até os seis anos de idade;
- Todos aprendendo o que é certo na hora certa;
- Garantir a criação de um ambiente agradável;
- Garantir ações sócio pedagógicas, inclusivas e universais a todas as crianças pequenas no município.
3.4 - AVALIAÇÃO GERAL DA REALIDADE PELA ESCOLA
A COMUNIDADE ESCOLAR COMPREENDE A REALIDADE DO MUNDO, DO SER HUMANO E DA EDUCAÇÃO EM AS PECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
NOSSA VISÃO
|
ASPECTOS POSITIVOS
|
ASPECTOS NEGATIVOS
|
MUNDO
|
Avanços científicos e tecnológicos.
Ações governamentais e não governamentais.
|
Acesso restrito a informações tecnológicas;
Guerras; Discriminação; Exclusão; Problemas ambientais.
|
SER HUMANO
|
Renovação de valores; idéias, sentimento e projetos de vidas.
|
Materialismo e individualismo
|
EDUCAÇÃO
|
Aplicação de políticas publica.
Resgate da consciência de valores para a vida e auto-estima.
Maior acesso ao ensino-aprendizagem
|
Falta de compromisso por parte de alguns profissionais.
Falta de participação por parte de alguns segmentos nas ações da escola.
Desigualdade de recursos.
|
4 - IDENTIDADE DA ESCOLA
MISSÃO
Garantir
a formação afetiva, cognitiva e ética da criança pequena, para a
construção de uma sociedade igualitária, capaz de permitir a
acessibilidade em todos os aspectos que desenvolva ações de cidadania.
VISÃO DE FUTURO
Possibilitar
o a das crianças em um ambiente prazeroso que os prepare para a vida e
seja propicio a construção do conhecimento e da cidadania.
VALORES
Compromisso, participação, honestidade, companheirismo, solidariedade e respeito.
5 – IDEAL DA ESCOLA
A sociedade que queremos construir
|
Uma sociedade justa, consciente, critica, democrática e participativa. |
Saberes que a sociedade atua e participa.
|
Uma visão de mundo ampla, onde a tecnologia, aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e praxes caminhem de mãos dadas. |
Tipo de pessoas queremos formar
|
Cidadãos críticos, autônomos, dinâmicos, participativos, e conscientes de seus direitos e deveres. |
A finalidade que queremos para a educação
|
Uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento do ser humano como um todo em seu âmbito escolar, profissional e para a vida. |
Papel que desejamos para a escola em nossa realidade
|
O papel de conscientizar a formação do cidadão em todos os aspectos onde sejam capazes de garantir uma sociedade justa e igualitária. |
6 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFANCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA PEDAGÓGIGCA, SOCIEDADE, CULTURA.
CRIANÇA
|
Um ser completo que desenvolve-se por meio de interação com o ambiente físico e social.
|
INFÂNCIA
|
Um
período de formação especial em todas as dimensões. É nesta etapa da
vida que as pessoas se constituem como individualidade, constroem sua
identidade, valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua
singularidade e pluralidade.
|
EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Primeira
etapa da educação básica, que deve ser oferecida gratuitamente pelo
poder público; é, portanto, direito da criança assegurado por lei, e uma
opção da família.
Um
ambiente físico e social que deve contribuir para que a infância seja
vivida de forma intensa e prazerosa no presente possibilitando o pleno
desenvolvimento da criança.
|
PROPOSTA PEDAGÓGICA
|
É
o documento norteador das ações sócio – pedagógicas desenvolvidas na
instituição educacional. Deve ser desenvolvida, concebida e avaliada
pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e
estéticos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
e as normas do respectivo sistema, em articulação com a comunidade
institucional local.
|
SIOCIEDADE
|
|
CULTURA
|
7 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este trabalho foi elaborado a partir das diretrizes do Referencial
Curricular da Educação Infantil, norteado pela Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional de 1996 que traçou as diretrizes da educação
Infantil, a fim atender as particularidades existentes e necessidades de
crianças de 0 a 6 anos.
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil considera o mundo sócio-cultural (instrumentalizou a ação do professor, onde suas expectativas servem como referencia para a pratica educativa). São concebíveis categorias curriculares para organizar o s conteúdos, âmbitos e eixos: ( O quê? Para quê? Por quê?).
Neste trabalho deixamos claro nossa preocupação com o desenvolvimento
vai alem do "repasse de conteúdos, haja visto que nossa meta principal
não é escolarização da criança pequena, por isso traçamos estratégias
metodológicas voltadas para novas práticas como o ensinar / cuidar da
criança na Educação Infantil.
Optamos por uma metodologia que se garanta o direito de aprender
brincando, pois desta maneira estaremos proporcionando à criança o
direito de viver uma infância feliz dentro de uma escola que a respeite
com todas as suas especificidades.
Acreditamos que as sugestões metodológicas embasadas nos referenciais
curriculares nacionais enfatizadas pelo processo continuo e pedagógico
otimizados pela experiência do professor estabeleceram vínculos afetivos
e uma vasta troca de experiência entre docentes e discentes.
Essas peculiaridades de relação afetivo-sociais proporcionam situações
de descobertas e conhecimentos progressivos, psicomotores com seus
próprios corpos, coisas, pessoas, em fim com o mundo ao redor. Essas
apropriações e descobertas do conhecimento da criança pequena são
alicerçadas nos referenciais da brincadeira, expressão livre e ou
dirigida de sentimentos, pensamento, desejos, emoções, e resultam na
construção da cidadania, autonomia e identidade sócio-cultural.
8 - DIMENSÃO PEDAGÓGICA
8.1 – OBJETIVO GERAL
Possibilitar
a reflexão do professor sobre sua prática educativa, de maneira que
venha atuar cada vez melhor, em prol de uma educação infantil universal e
de qualidade, tornando assim a instituição educacional um espaço
dinâmico e vivo no qual as crianças alcancem o desenvolvimento integral
de suas potencialidades, crescendo como cidadãos cujos direitos são
reconhecidos e respeitados.
8.2 – CONTEÚDOS
· PROCEDIMENTAIS: Capacidades do saber fazer do aluno /aprendizagem de suas ações. Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)
· CONCEITUAIS: Capacidades intelectuais dos
alunos para trabalhar com símbolos, signos, idéias, imagens e
interpretações. Fatos, códigos lingüísticos (leitura / escrita),
relações estatísticas, dados, conceitos e princípios.
· ATITUDINAIS: Capacidades da área afetiva, tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos.
8.3 – PLANEJAMENTO
Coletivo
semanal e mensal; interdisciplinar, diagnósticos, contextualização dos
conteúdos, realização de oficinas, registro do perfil metodológico
pratico, pluralidade cultural.
8. 4 - METODOLOGIA
Pautada
na diversidade de comportamentos, linguagens, e técnicas adequadas a
interdisciplinaridade e as necessidade de cuidar e educar da criança
pequena.
8.5 – DIRETRIZES DE CONVIVÊNCIA
Compromisso de todos os segmentos disciplinares contidos no regimento escolar. Desenvolver trabalhos sistemáticos com valores universais.
8.6 – AVALIAÇÃO
Realizada ao longo do processo, contínua, sistemática e em caráter diagnóstico.
Far-se-á
mediante acompanhamento e registro escrito do desenvolvimento, sem o
objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.
9 – ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO.
9.1 – ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA
9.1.1 – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
O Instituto de Educação Infantil Areia Branca esta sediado a Rua Jose Paulo Rabelo s/n, centro desta cidade possui prédio próprio, estruturado da seguinte maneira:
9.1 – ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA
9.1.1 – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
O Instituto de Educação Infantil Areia Branca esta sediado a Rua Jose Paulo Rabelo s/n, centro desta cidade possui prédio próprio, estruturado da seguinte maneira:
- Quatro salas de aula dentro das dependências do instituto: amplas, bem iluminadas, equipada com mesas e cadeiras novas, suficientes e adequadas a faixa etária e ao total de crianças. A estrutura permite uma boa audição do professor pelos alunos em todas as posições da sala. Piso, paredes, teto e janelas são limpos (livres de pó, casa de aranha etc). Temos 03 aparelhos de TVs e dvs, 03 microsistem que são usados seguindo um rodízio Existem lixeiras em local de fácil acesso para que a sala esteja limpa constantemente.
- Uma Coordenação: Onde funciona, almoxarifado, sala de professores e arquivo Existem rotinas definidas para assegurar a rotina dos alunos na escola: (matrícula de alunos, transferências e planejamentos).
- Um pátio coberto: Limpo, agradável e seguro, sem buracos no chão, com filtros e gel água para facilitar a dependência dos alunos..
- 02 banheiros: Parede sem pichação, sujeiras ou buracos, vaso sanitários bem afixados e limpos, sem odor desagradável, há identificação de banheiros masculinos e femininos, possui lixeira, fornece papel e sabão para a higienização das crianças.
- Uma cantina: Cardápio do dia / semana é afixado em local visível e obedece ao cronograma de atendimento. A alimentação é servida nas salas de aula, em temperatura adequada. A distribuição da alimentação segue diariamente o mesmo horário, não há água empossada na pia ou no chão.
- Área livre: Cercada por varanda / grade de ferro: não existe mato nas áreas não construídas, ausência de lixo ou outros materiais acumulados, área não acumula água ou outros objetos que possam proliferar a dengue.
- 02 anexos / casa alugadas: Ambas muradas, com áreas gradeadas, banheiros limpos e organizados, pisos novos com cerâmicas, paredes pintadas, sem buracos ou sujeiras, telhado bem conservado, equipadas com aparelhos de tv, dvd, som, mesas e cadeiras apropriadas para crianças pequenas, filtros e frízzeres pra oferecer as crianças água pura e em temperatura agradável, a merenda é feita na sede do instituto e trazida na hora de servir.
É
importante ressaltar que em meados década de 90 cada distrito do
município de Ibicuitinga foi privilegiado com a construção de uma
escolinha de Educação Infantil, exceto o distrito de viçosa, pois o
atendimento pedagógico destinada a criança pequena, já acontecia na
escola de ensino fundamental, respeitando os quesitos da modalidade.
9.1.2 – ESCOLINHA MARIA LOPES PINHEIRO
9.1.3 – ESCOLINHA TIA FLOR
9.1.4 – ESCOLINHA SITIO DO PICA PAU AMARELO
9.1.5 – ESCOLINHA RECANTO DOS SONHOS
9.1.6 – ESCOLINHA SORRISO DE CRIANÇA
9.1.7 – ESCOLINHA ARCA DE NOÉ
9.1.8 – ESCOLINHA TIA ANA MARIA
9.1.9 – ESCOLINHA SONHO MEU
9.1.10 – ESCOLINHA ARCO IRIS
9.1.11- ESCOLINHA VOVÔ MANOEL
9.1.12 - ESCOLINHA VOVÓ LEONILIA
9.1.13 - ESCOLINHA VOVÔ ALBERICO
9.1.14 – ESCOLINHA TIA LIANA
9.1.15 – PINGO DE GENTE
9.1.16 - ESCOLINHA VOVÓ LAURA
9.1.17 – ESCOLINHA GROSSOS
9.2 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
9.2.1- DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
9.1.2 – ESCOLINHA MARIA LOPES PINHEIRO
9.1.3 – ESCOLINHA TIA FLOR
9.1.4 – ESCOLINHA SITIO DO PICA PAU AMARELO
9.1.5 – ESCOLINHA RECANTO DOS SONHOS
9.1.6 – ESCOLINHA SORRISO DE CRIANÇA
9.1.7 – ESCOLINHA ARCA DE NOÉ
9.1.8 – ESCOLINHA TIA ANA MARIA
9.1.9 – ESCOLINHA SONHO MEU
9.1.10 – ESCOLINHA ARCO IRIS
9.1.11- ESCOLINHA VOVÔ MANOEL
9.1.12 - ESCOLINHA VOVÓ LEONILIA
9.1.13 - ESCOLINHA VOVÔ ALBERICO
9.1.14 – ESCOLINHA TIA LIANA
9.1.15 – PINGO DE GENTE
9.1.16 - ESCOLINHA VOVÓ LAURA
9.1.17 – ESCOLINHA GROSSOS
9.2 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
9.2.1- DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Como a escola pretende desenvolver sua prática pedagógica para concretizar seus ideais?
|
Formar
cidadãos críticos, responsáveis e garantir-lhes a inserção social dos
educandos oferecendo-lhes condições de acesso e permanência destes na
escola, através de um ambiente prazeroso desenvolvendo com sua família
um trabalho coletivo e suas ações educativas.
|
Que mecanismos a escola utilizará para garantir que a proposta pedagógica seja definida e implantada pela comunidade escola?
|
Proporcionar
as crianças à formação necessária para o desenvolvimento de suas
potencialidades, como elementos de auto realização e exercício da
cidadania.
|
Que
estratégias o núcleo gestor pretende adotar para que o planejamento
contemple a proposta pedagógica definida e favoreça a reflexão prática
pedagógica?
|
Criar
mecanismos de natureza administrativa e pedagógica que favoreça o
processo ensino-aprendizagem, através da observação continua que
contemplara todas as condições da formação humana.
|
Que concepção permeará o trabalho pedagógico visando a construção da sociedade?
|
Possibilitar a formação dos docentes em todos os aspectos: cognitivos, sócio-afetivo, psico-motores...
|
Que estratégias e recursos a escola pretende utilizar para a efetivação do currículo e da dinamização do processo aprendizagem?
|
Incentivar
a permanência da criança e a confiança da família através de aulas
atrativas, dinâmicas, diversificadas e desafiadoras utilizando recursos
literários, lúdicos e tecnológicos.
|
O
que a escola pretende fazer para reorientar o trabalho pedagógico a
partir dos desvios e dificuldades detectadas na sua prática?
|
Acompanhar as mudanças de inovações do sistema ensino-aprendizagem.
|
9.2.2 – DO PLANEJAMENTO
COMO SERÁ REALIZADO
|
O planejamento será realizado semestralmente: pela equipe técnica pedagógica da S.M.E.
Mensalmente pela equipe - PAIC Semanalmente em coletivos de professores e coordenação pedagógica da instituição escolar. |
OBJETIVO |
Subsidiar a prática docente, orientando o trabalho do professor do ensino infantil.
|
METODOLOGIA
|
A coordenação pedagógica buscara meios de reflexão
e inovação, par subsidiar a pratica pedagógica dos professores e sucessivamente melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem. As atividades serão realizadas por meio de oficinas, seminário, cursos, palestra, pesquisas e leitura com base na proposta pedagógica, PARAMETROS NACIONAIS CURRICULARES E REFERNCIAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. |
9.2.3 – DO TEMPO
Da carga horária escolar |
Por
não termos uma carga horária escolar exigida pela legislação vigente,
ficaremos subordinado ao calendário escolar da secretaria municipal da
educação que garante aos educandos 200 dias letivos, cada dia deve ser
de 4 horas aula presencial, com atividades pedagógicas.
|
De entrada e saída dos alunos |
As
aulas terão uma rotina de 4 horas aulas por dia, com tolerância de 30
minutos na entrada e 15 minutos na saída, as faltas das crianças serão
justificadas mediante atestado médico.
|
De entrada e saída dos funcionários
|
Auxiliares de serviços gerais:
Período matinal: entrada 6:00 as 10:00 Período vespertino: entrada 12:00 as 16:00 Professores / merendeiras / vigilantes e demais funcionários: 7:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00 Período matinal: 07:00 as 11:00 Período vespertino: 13:00 as 17:00 A não permanência no local de trabalho neste horário estabelecido implicará em falta, salvo, sobre fatos emergenciais e justificáveis. |
Das atividades pedagógicas
|
Para
evitar improviso o professor deverá planejar e organizar as atividades
com antecedência. Todo material a ser utilizado, será pensado de acordo
com o bem estar das crianças, e em caso de imprevistos o professor
auxiliar, deverá juntamente com o coordenador providenciará com a máxima
urgência o que estiver faltando.
|
10 – CURRÍCULO PEDAGÓGICO
DISCIPLINA: SOCIEDADE / VIDA E NATUREZA
MODALIDADE: CRECHE
|
||||||||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
|
||||||
F
E V E R E I R O
M
A R Ç O |
Construir a identidade e desenvolver a autonomia;
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas e motoras;
Explorar
o ambiente escolar; e estabelecer contato com diversas pessoas,
plantas, animais e objetos diversos, manifestando curiosidade e
interesse;
Representar
noções sobre o mundo vivenciando e associando diretamente objetos
concretos da realidade observada, sentida e vivenciada.
Possibilitar a criança refletir e interagir com o meio no qual está inserido.
Vivenciar
experiências e interagir no contexto de conceitos, valores, objetos e
representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida
cotidiana escolar.
Compreender
e valorizar a família e a escola como instituições primeiras na
formação do personalidade, habilidades e cognição da criança;
|
Construção da identidade;
A criança e o meio;
A família;
A escola;
Os amigos
|
Os
funcionários da escola deverão cuidar antecipadamente da preparação do
espaço escolar, para receber as crianças adequadamente:
Decoração
e preparação das salas de aula tornando-as em um ambiente acolhedor,
alfabetizador, dinâmico e alegre; Confecção de murais temáticos:
exposição de textos informativos, desenhos; elaboração coletiva do
acordo de convivências;
Elaboração coletiva da rotina pedagógica;
Seleção
e utilização de matérias diversificados que propiciem aulas prazerosas e
significativas: filmes, músicas, histórias infantis, fantoches, etc...
Participação
em brincadeiras que possibilitem o desenvolvimento motor, o
reconhecimento das partes de seu corpo, observação e avaliação de seus
saberes e comportamentos.
Inserção
da criança no mundo escolar, de forma conveniente e prazerosa,
proporcionando-lhes momentos de alegria e distração, criando e
fortalecendo laços de amizade com os novos amigos.
Compreender a formação da família por meio de filmes, exibição de fotos e vivências
Realização
de passeios e excursões aos arredores da escola para familiarizar-se e
adaptar-se a mesma de forma gradativa e prazerosa;
|
|||||
A
B R I L |
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras, e perceptivas;
Representar
o próprio corpo estabelecendo relações espaciais por meio de diferentes
linguagens: corporal, musical, cênica e outras;
Possibilitar a percepção rítmica por meio do movimento e das ações fenomenais.
Contemplar
e acolher todas as situações do dia a dia, possibilitando a utilização
de gestos, posturas e ritmos para se expressar e comunicar ideias.
Perceber a importância dos cuidados e higiene com a saúde em situações corriqueiras do dia-a-dia;
Desenvolver
uma percepção integral do seu próprio corpo por meio do uso e da
realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano;
|
Cuidados com o corpo;
Partes do corpo;
Expressividade e movimento;
Higiene
Saúde;
Alimentação.
|
Utilização de músicas, leitura de textos informativos para reconhecimento e exploração da das partes do corpo;
Exibição de vídeos e dramatizações;
Coordenação das habilidades motoras e força por meio de brincadeiras;
Exploração do próprio corpo, proporcionando diferentes sensações, e ritmos corporais;
Participação em brincadeiras que envolvam aspectos ligados à coordenação motora, ao movimento e ao equilíbrio.
Participação
em atividades que motoras que trabalhem a identificação das partes do
corpo dramatização, danças, músicas, corrida, desenho, brincadeiras
frente ao espelho, faz-de-conta;
Desenvolvimento e participação de atividades que expressem noções básicas de higiene e cuidados com o corpo:
Estudo dirigido sobre a importância de uma alimentação saudável;
|
|||||
M
A I O |
Estabelecer
relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das
espécies, e para a qualidade da vida humana;
Estimular a participação em práticas sociais, com fins ecológicos;
Explorar
o ambiente para que possa relacionar-se com pessoas e estabelecer
contatos com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando a
curiosidade e o interesse ecológico.
|
Meio ambiente
Ecologia;
Lixo; reciclagem;
Seres vivos e não vivos:
(Plantas /Animais);
|
Desenvolvimento
e participação em atividades concretas/reais que possibilitem o
cuidado, a responsabilidade e o respeito para com a vida:
|
|||||
J
U N H O |
Vivenciar histórias e modo de vida do lugar como parte de um todo integrada / globalizado;
Aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e permanência nos costumes;
Aprender
a estabelecer relações entre o seu dia a dia e as vivências
socioculturais, históricas e geográficas de outras pessoas, outros
grupos me outras gerações.
Estabelecer alguma relação entre o modo de vida e as características de seu grupo.
|
A VIDA NO CAMPO E A VIDA CIDADE;
TRADIÇÕES JUNINAS;
Costumes;
Crenças;
Danças;
Alimentação;
Brincadeiras;
|
Possibilitando
o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a
articulação com aqueles que a criança conhecem, como tipos de
alimentação, vestimentas, musicas, jogos e brincadeiras, brinquedos,
atividades de trabalho e de lazer.
Participação em momentos de brincadeiras, possibilitando a observação, a avaliação, construção de saberes e comportamento.
Classificação de alimentos,
Experimentação culinária;
Realização de experiências;
Participação de danças,típicas do
sertão;
|
|||||
A
G O S T O |
Interagir com o meio natural e social para entender fenômenos indissociáveis aguçando a curiosidade e a argumentação;
Despertar o interesse da criança em demonstrar curiosidade pelo seu mundo social;
Propiciar
atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que redimensionem
o resgate das tradições culturais e folclóricas de sua comunidade.
|
TRADIÇÕES CULTURAIS:
Mitos e Lendas folclóricos;
Valorização Ee vivencia das crenças e superstições folclóricas;
|
Resgate e valorização de nossa cultura utilizando pesquisas, vídeos e documentos diversos;
Ouvir causos de nossa terra, contados por pessoas da comunidade;
Vivência prazerosa em momentos de brincadeiras e cantigas que resgatem a cultura local / regional, etc...
Exposição e leitura de contos, lendas e documentários sobre os seres mitológicos do folclore brasileiro.
|
|||||
S
E
T
EMB
R
O
|
Identificar e compreender o seu espaço social;
Despertar o interesse e a participação da criança em momentos cívicos que favoreçam o patriotismo (respeito e amor a pátria)
Conhecer
e valorizar manifestações culturais da sua comunidade e os modos de
vida de outros grupos sociais e povos, valorizando as diferenças e
semelhanças;
|
A CRIANÇA E A SOCIEDADE:
Casa / Rua ;
Personagens ilustres de nossa terra;
Símbolos governamentais
|
Participação
ativa em atividades que ressaltem a cultura, as tradições, e a historia
da sociedade na qual a criança esta inserida;
Exibição de filmes , exposição de fotos, maquetes e documentários;
Exposição e apreciação dos símbolos oficias (bandeiras, brasão e hinos: da independência, à bandeira, nacional...)
Identificação de alguns papéis sociais existentes entre seus grupos.
|
|||||
O
U T U B R O |
Aprender e desenvolver a leitura, a imaginação e noções de cidadania por meio do lúdico;
Desenvolve as múltiplas inteligências e habilidades por meio do faz-de-conta;
Desenvolver compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de intervir nelas;
Ampliar
possibilidades de agir com autonomia, escolha de espaços, brinquedos e
parceiros para brincar, definido regras e recriando situações vividas.
Vivenciar
momentos de aprendizagem prazerosa e construção da cidadania e
identidade da criança, por meio de participação em brincadeiras e jogos
educativos;
|
Datas comemorativas;
Direitos e deveres da criança;
Jogos;
Brincadeiras;
Musicas;
Excursões;
|
Elaboração
de projetos para trabalhar / temas geradores com os quais possa
trabalhar a construção da cidadania, os direitos e deveres da criança de
forma prazerosa;
Participação
em atividades interdisciplinares e lúdicas que desenvolvam aspectos
sociais, psicos e motor que promovam a aprendizagem, o desenvolvimento
pleno e saudável, trabalhando o equilíbrio, tiro, flexibilidade,
resistência, velocidade, imaginação e cognição.
Listagem e vivência de brincadeiras;
Participação em atividades competitivas (jogos, gincanas, show de calouros, etc..)
|
|||||
N
O V E M B R O
D
E Z E M B R O |
Construir
conhecimentos, desenvolver habilidades e inteligência motoras,
trabalhando o saber fazer do aluno e suas capacidades intelectuais,
Desenvolver
atitudes e aprendizagem em suas diferentes dimensões: afetiva,
educacional, cognitiva, cultural, social, psicológica, dentre outras.
Participar de atividades que garantam o direito constitucional e ético;
Manter
o interesse e o cuidado pelo mundo físico e social, através de
perguntas, interpretações, manifestando opiniões próprias, demonstrando
espontaneidade e originalidade em suas ações;
|
Temas transversais;
Atitudes,
Ética,
Amizade,
Valores;
Normas de comportamento;
Questão de gênero
Habilidades afetiva, estratégias e técnicas;
Capacidades intelectuais e afetivas;
|
Elaboração
de projetos para trabalhar temas geradores pertinentes à época e
acontecimentos reais: priorizando a aprendizagem de suas ações:
*Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)
*Atitudes e Capacidades da área afetiva tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos.
*Capacidades intelectuais
símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos (leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípios.
Participação em atividades que garantam o direito constitucional e ético de aprender na escola;
|
|||||
DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: CRECHE
|
||||||||
OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
|
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
|
||||||
F
E V E R E I R O |
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos,
perceptivo
, criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais, cênicas e do
movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual das crianças;
|
COGNIÇÃO
Expressão e comunicação; Músicas; Mímica; Vídeos; Brincadeiras lúdicas; Desenho livre; Coordenação motora; |
O professor deve propor atividades diversificadas com intenção de levar a criança a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações cotidianas, enfocando as brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo. Desenho livre; Colagem com folas, papel, lãs, tecidos, botões, etc; Pintura a dedo, com tinta guache. |
|||||
M
A R Ç O |
Ampliar
o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas possibilidades de manuseio, entrando em
contato com formas diversas de expressões artísticas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Produzir trabalhos de arte
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem e da
construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo
de produção e criação.
|
ARTES:
VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;
Colagem; Pintura; Escultura; Gravuras; Modelagem; Produções informatizadas; Observação; Leitura de imagens; Criação artística; |
Manipulação de diferentes
objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio; Criação de desenhos, de pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, cor, forma, etc.) Apreciação de suas produções e dos outros, por meio de observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica. Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias, colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,. Apreciação e leitura de obras de arte; Modelagem com massa, argila e pó de serraria; |
|||||
A
B R I L |
Perceber a trajetória expressiva nos movimentos e nas ações expressas no nosso cotidiano. Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas; Desenvolver habilidades motoras; Desenvolver o espírito esportivo e competitivo. |
MOVIMENTO
Movimentos do corpo: andar / correr saltar / pular; Apreciação de imagens (vídeos / fotografias); Fazer -desenhos; Brincadeiras de faz-de-conta; Teatro de sombra e fantoche |
Utilização expressiva e intencional do movimento nas situações cotidianas, (banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em momentos de brincadeiras; Dramatizar músicas de acordo com o ritmo e musicalidade; Participação em atividades esportivas;. Brincadeiras e competições Diversas; |
|||||
M
A I O |
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar brincadeiras; Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular, correr, etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motora. Superar limites; |
Dança;
Sentidos; Mímica; Cores; Pintura; Fotografias; Jogos (arremesso / encaixe / faz de contas); |
Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades motoras e conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas; Observação e analise das características corporais; Vivenciar diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço; Seleção de gestos, imitando e recriando; |
|||||
J U N H O |
Ampliar
as possibilidades e desenvolvimentos estéticos por meio do movimento,
conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;
Explorar e utilizar os movimentos corporais para expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação; |
Equilíbrio corporal;
Dança Musicas; Gestos; Coreografias; Formas; Sombra; Percepção; |
Ampliação
das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e
utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e
brincadeiras; Exploração de diferentes posturas corporais a partir de coreografias e dinâmicas dirigidas que possibilitem a percepção dos limites, potencialidade, sinais vitais e integridade do corpo. |
|||||
A G O S T O S E T E M B R O |
Conduzir
os alunos a percepção e a identificação dos elementos da linguagem
musical em atividade de produção / apreciação / analise de musicas
diversas explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros
e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente; Investigar / ampliar o repertorio musical das crianças; Ressaltar e valorizar as características e padrões estéticos das diferentes culturas representadas em letras de músicas. Expressar-se, comunicando-se pelo uso da linguagem cantada; Identificar elementos da musica, explorando-os para expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo; |
MUSICA
Som /Silêncio Ritmo Texto (músicas diversificadas Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;
Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais; Apreciação musical; |
Participação em situações que possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais;
Exploração, expressão e produção de sons com a voz, o corpo e o entorno de materiais sonoros diversificados. Pesquisas sobre as musicas ouvidas / lidas e seus compositores; Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos; Participação em situações nas quais possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais. Escuta de obras musicais de diversos gêneros, época e cultura da produção musical brasileira e de outros povos. Participação em atividades que desenvolvam propiciem o reconhecimento de palavras constantes em letras de músicas; Ouvir, ler e interpretar letras de musicas; |
|||||
O
U T U B R O |
Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho
Participar de situações de pesquisa; Manipular diferentes materiais gráficos; Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos; |
DESENHO
Leitura texto enigmáticos;
Pinturas (telas); Escultura; Linguagem verbal e não verbal; Criação e produção de formas plásticas e visuais. |
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e seus autores. Manipulação de diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio; |
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N
O V E M B R O |
Despertar e educar a atenção e a observação;
Exercitar a memória, o pensamento e a inteligência;
Organizar idéias e pensamento desenvolvendo a imaginação;
Dar margem ao desenvolvimento da linguagem;
Desenvolver a percepção tátil, auditiva, visual e critica por meio de dramatizações;
Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
Reconhecer e utilizar a linguagem dramática.
|
TEATRO
Coordenação visomotora;
Imaginação criadora; Dramatização Percepção; Linguagem: gestual; dramática; Verbal e não verbal; Equilíbrio corporal; Improvisação; Dicção. |
Participação em jogos de atenção, observação, improvisação, etc...
Experimentação e articulação entre as expressões corporais, plásticas e sonoras;
Experimentação
na improvisação a partir de estímulos diversos: (temas, textos
dramáticos, poéticos, tirinha, etc, objetos, mascaras, situações
físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização de cenários, figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.
|
|||||
DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: CRECHE
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OBJETIVOS
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CONTEUDOS
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SUGESTÕES METODOLÓGICAS
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V
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I
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O
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Contribuir
para a formação do sujeito na interação com o outro, na construção de
conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar
variadas situações de comunicação nas quais a criança possa interagir
expressando desejos e sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver a capacidade de atenção e concentração utilizando o discurso oral;
|
Socialização;
Interação;
Oralidade; Comunicação; Brincadeiras; Desenhos livres; Gênero textual: Fábulas. |
Preparação do ambiente escolar tornando-o um lugar prazeroso e dinâmico;
Propiciar momentos de comunicação, aconchego, nos quais a criança possa interagir e expressar-se espontaneamente;
Escolha
coletiva e leitura de historias/fábulas e brincadeiras para trabalhar
os sentimentos, a adaptação, as regras de convivência e fruição da
imaginação.
|
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M A R Ç O |
Promover
experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as
capacidade de comunicação e expressão associadas às competências
lingüística básicas (falar, escutar);
Enriquecer o vocabulário da criança para facilitar a troca de idéias, discussões e formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer
o desenvolvimento da linguagem oral possibilitando a criança ampliar
seu universo de observação, de ralações e a própria expressão falada;
Introduzir o estudo das vogais contextualizadas em contos;
|
Falar / escutar;
Dialogo oral; Vogais; Nome próprio; Jogos Gênero textual: contos de fada; Lista: |
Escutar a criança com atenção, dar atenção e atribuir sentido ao que ela fala, reconhecendo que quer dizer algo
Participação em diversas situações de intercambio social, nas quais possa elaborar e responder perguntas;
Utilização
de fantoches e musicas para iniciar a observação e estudo das letras em
diversas situações sociais e corriqueiras do cotidiano da criança;
Apresentação visual e exploração fonológica de letras / números contextualizadas em contos de fada;
Trabalhar com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;
|
|||
A B R I L |
Enriquecer
o vocabulário por meio da contação de historias e roda de conversa nas
quais o aluno seja instigado a falar / contar / recontar historia e
fatos ao grupo;
Buscar significado das palavras de acordo com o meio sociocultural;
Atribuir valor sonoro as letras do nome próprio de cada aluno.
Vivenciar a leitura prazerosa;
Vivenciar
práticas de leitura e escrita de poemas e histórias infantis
contextualizando letras / palavras para ampliar seu repertorio de letras
ao escrever;
|
Leitura oral;
Dialogo;
Nome próprio;
Vogais;
Ilustrações;
Dinâmicas;
Quebra-cabeça.
Gênero textual: Poema / historia em quadrinhos
|
Responder
ou comentar de forma coerente aquilo que a criança diz, para que ocorra
uma interlocução real, não tomando a fala da criança como ponto de
vista narrativo, julgando-a se está certa ou errada;
Integrar a fala da criança no contexto pedagógico ressignificando-a;
Promover momentos de inclusão das crianças em atividade de leitura prazerosa;
Reforçar o estudo das vogais e letras do nome próprio contextualizadas nos poemas e historias lido;
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M
A
I
O
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Escutar textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura feita pelo professor;
Observar e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar os símbolos escrito a fala;
Atribuir valor sonoro a letras contextualizadas em musicas
Ler do jeito que sabe;
Lê, com ou sem ajuda do professor associando o oral ao escrito.
|
Retomar / introduzir o estudo (descriminação / leitura / escrita / reescrita) das vogais e do
Alfabeto;
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;
Genro textual:
Musica
|
Participação em situações de comunicação oral; (recados, dinâmicas, canto)
Roda de leitura (textos diversos e principalmente letras de musicas), rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição e representação de imagens, fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem gestual e / ou
escrita mesmo que de forma não convencional;
Memorização de letras de musicas para dinamizar a aprendizagem,
Exercitar a leitura e escrita por meio de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir o "burburinho" que impera entre as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal de bagunça, é sinal comunicando;
|
|||
J U N H O |
Participar de situações de leitura para inferir informações pertinentes aos fatos (historia) e
acontecimentos vividos;
Vivenciar as tradições juninas
Desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação por intermédios da texto bem escrito;
Estabelecer relação entre som e letra;
Produzir
textos e registrar as descobertas utilizando estratégias próprias de
escrita (risco e rabiscos) e / ou tendo o professor como escriba;
|
Tradições juninas;
Exploração de gravuras;
Temas geradores;
Gêneros textuais
-diversificados alusivos a datas comemorativas (festas e tradições juninas);
|
Participação
real em momentos de leitura ainda que de forma não convencional
aplicação e realização de atividades desafiadoras nas quais a criança
possa desenvolver estratégias próprias de leitura e escrita (escrever /
receber / ler bilhetes; caça-palavra/letras, advinha, carta
enigmática,).
Participação
em recitais de poesias / parlendas e musical junino. O professor deve
ser o motivador dessas atividades e a criança o agente principal.
Confecção de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas e tradições juninas.
|
|||
A G O S T O |
Acionar
estratégias diversificadas de integração de todas as crianças com a
comunidade e o fantástico mundo da leitura e escrita;
Listar palavras do jeito que sabe;
Escutar lendas brasileiras;
Descrever oralmente os seres mitológicos que conhecem;
Incentivar as crianças a participarem das rodas de conversas, de leitura e das brincadeiras de faz-de-conta;
Contextualizar personagens históricos a situações reais;
|
Percepção;
Atenção;
Leitura
Desenho,
Gravuras e letras;
Atitudes e comportamento;
Gênero textual:
Lendas / listas
|
Tornar o ambiente agradável e convidativo a leitura
Manuseio com jogos de letras e palavras associadas aos nomes dos seres mitológicos estudados
Rodinha inicial de informações sobre temas geradores de estudo;
Exibição e vídeos;
Dramatização;
Dinâmicas variadas.
Hora da novidade e da surpresa;
Escrita e Leituras livres,
|
|||
S
E T E M B R O |
Utilizar a leitura e a escrita como mecanismo de inserção da
criança na sociedade, levando-a a conhecer, vivenciar e resgatar valores;
Promover ocasiões em que a linguagem oral e escrita sejam exploradas no contexto social.
|
Músicas cíveis;
Vídeo e textos adequado a faixa etária de cada turma e contextualizando- os a festejos municipais |
Leitura e escrita de textos de acordo com o potencial e necessidade de cada criança;
Exibição de vídeos relacionados à fatos históricos concernentes as tradições históricas;
Passeatas e dramatizações a cerca dos assuntos estudados.
|
|||
O
U T U B R O |
Desenvolver a formação do pensamento lógico;
Fortalecer os vínculos de amizade;
Valorizar o trabalho em grupo;
Trabalhar a heterogeneidade;
Valorizar a infância
|
Atividades competitivas,
Gincanas; Teatro e outras atividades prazerosas que trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança. |
Criar situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada criança;
Fazer intervenções problematizadora sempre que possível;
|
|||
N O V E M B R O |
Ler textos verbais e não verbais com base na observação, descrição e interpretação de imagens;
Inserir a criança no mundo letrado;
Vivenciar situações reais de leitura e escrita
|
Expressão oral e escrita ;
Leitura infantil,
Temas geradores;
|
Realização
de rodas de conversa nas quais a criança possa comentar espontaneamente
o que percebera nas leituras feitas pelo professor;
Visualização das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da escola;
Produzir oral e coletivamente textos, com base em gravuras, vídeos, passeios;
|
|||
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
MODALIDADE: CRECHE
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OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
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SUGESTÕES
METODOLÓGICAS |
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F
E V E R E I R O |
Despertar na criança através do lúdico a concepção de matemática.
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Noções de atributo
Cores
Formas
Tamanho
|
Participação em brincadeiras e jogos com objetos coloridos;
Explorações táteis, orais e visuais das cores, formas e tamanho dos brinquedos e outros objetos presentes no ambiente escolar;
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|||
M
A R Ç O |
Proporcionar
situações que desafie o raciocínio lógico e leve a criança a reconhecer
noções de atributo, medidas e idéia de grupo.
|
Noções de medidas
Tempo: manhã tarde noite
Espaço:
Hoje ontem
|
Observação de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar o tempo em que acontecem as cenas;
Exposição e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;
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A
B R I L |
Identificar
características do raciocínio combinatório em situações – problemas
contextualizadas e atividades lúdicas especificas.
Construir o conceito de números.
|
Idéias de grupo
Elementos: pouco / muito
Idéias de comparação: igual / diferente
Números naturais
|
Manuseio
e classificação de material concreto como: tampinhas, bolas, garrafas e
outros materiais, classificar e usar a imaginação criando novos
objetos.
Realização
de atividades nas quais a criança possa fazer agrupamentos com muito e
ou com pouco elementos; classificá-los segundo as características (cor /
amanho / forma) iguais ou diferentes.
Confecção de mural dos números;
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M A I O |
Promover momento de aprendizagem lúdica, levando a criança a construir e entender as
Noções Básicas de temperatura
Reforçar o estudo dos números
|
Noções básicas de temperatura
frio / quente
gelado / natural
Números naturais
|
Participação
em situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e
experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex: percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números;
|
|||
J
U N H O |
Conhecer, construir e elaborar hipótese de esquemas topológicos;
|
Lateralidade
em cima x em baixo
dentro x fora.
Lateralidade
esquerda x direito
|
Exploração dos conteúdos relacionados, utilizando material concreto;
Utilização de músicas e brincadeiras para dinamizar a metodologia de ensino e inserir os conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura de textos e exibição de vídeos informativos.
|
|||
A G O S T O |
Vivenciar
conhecimentos matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais
possam dialogar, interagir e classificar, ordenar e seriar
|
Classificação
Ordenação
Seriação
|
Exposição, contagem, conceito e memorização dos números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação
em brincadeiras nas quais a criança possa fazer classificação,
contagem, ordenação e seleção de letras, cores, números e objetos que
estiverem ao seu redor;
|
|||
S
E T E B R O |
(Re) Introduzir conceitos numéricos e números de 0 a 9.
Trabalhar a contagem por meio de musicas.
|
Noção / conceito de números.
Contagem;
|
Fazer contagem em todas e quaisquer situações corriqueiras do dia-a-dia;
Comparação de números falados a quantidades visíveis.
Leitura, escrita e reescrita de números.
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|||
O
U T U B R O |
Desenvolver o raciocínio e habilidades motoras;
Estimular o trabalho cooperativo; utilizando a brincadeira para desencadear assunto do interesse das crianças.
|
Jogos;
Brincadeiras;
Raciocínio lógico.
|
Mediante atividades lúdicas, revisar os conteúdos propostos;
Aplicação de atividades prazerosa, como quebra-cabeças, recortes e montagem, jogo dos "sete" erros, o chefe mandou, etc;
|
|||
N
O V E M B R O |
Fixar os conceitos matemáticos e desenvolver estratégias de resoluções problemas.
|
Números;
Contagem;
Movimento;
|
Resolução de situações problemas em contexto reais e favoráveis a aprendizagem;
Contextualização
dos conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas
quais possa explorar a contagem, a escrita de números e perceber que a
matemática está presente em todas as ações do nosso cotidiano.
|
|||
DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS |
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OBJETIVOS
|
CONTEUDOS
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SUGESTÕES METODOLÓGICAS
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Desenvolver a formação
integral da criança, desenvolvendo o senso critico, artístico e inventivo. Possibilitar o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, perceptivo, criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais, cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo. Investigar e criar o universo da arte em suas diversas formas de representação Valorizar a arte em geral; Favorecer o desenvolvimento integral da criança; Ampliar o conhecimento de mundo e sua cultura; |
COGNIÇÃO
Expressão e
comunicação; Músicas; Mímica; Vídeos; Brincadeiras lúdicas; |
O professor deverá propor atividades de leitura de poemas, contos de fada, historias diversas, apreciação de artes (gravuras, esculturas) com intenção levar o aluno a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações literárias e cotidianas. Exposição e apreciação de obras artísticas diversificadas; Manipulação de diversos materiais gráficos; Exposição de temas, por meio de idéias próprias, justificativa e argumentação; |
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M
A
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Ç
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Entender os múltiplos sentidos
da arte por meio de conversas informais e pesquisas Interessar-se pelas produções artísticas (próprias, dos colegas, e de artistas famosos); Ler uma obra de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos; Perceber elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas; Observar produções alheias para percebendo semelhanças e diferenças; Apreciar artes visuais por meio da observação e da leitura; Ler obras de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens; |
ARTES:
VISUAIS / PLÁSTICA
Historia em quadrinhos; Criação e produção de formas plásticas e visuais; Elementos básicos da linguagem visual; Leitura de imagens diversificada; Desenho; Pintura; Escultura; |
Apreciação, xperimentação ampliação do conhecimento da linguagem artística (visual, musical, cênica, dança) por meio de contação de historias utilizando fantoches, dramatização e coreografia. Valorização de suas produções e de seus colegas por meio de socialização, exposição e argumentação; Investigar em desenhos / telas de artistas famosos: elementos formais: (linha, ponto, textura) elementos intelectuais: ( ritmo, equilíbrio, profundidade); elementos vivenciais: ( titulo, tema, vida e obra, localização no tempo e no espaço, etc..) participação em situações de pesquisas; |
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M
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Ampliar os movimentos corpóreos;
Experimentar diversas formas de locomoção;
Selecionar gestos e movimentos imitando-os;
Deslocar-se e orientar-se com destreza no espaço;
Levar
as crianças à compreensão do saber estético e a construção de novos
saberes artísticos por meio da alfabetização estética ( educação dos
sentidos);
Realizar com eficiência o dialogo com o mundo por meio dança e cantigas improvisadas; Desenvolver a motricidade; Possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras como força, velocidade e agilidade; Desenvolver a percepção do corpo em relação a si próprio e controlar o corpo em situações tanto estáticas quanto dinâmicas; Explorar as múltiplas possibilidades de posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo; Estimular os movimentos naturais no aspecto físico – motor, e o ritmo próprio de cada criança no aspecto percepto-cognitivo e sócio- afetivas; |
MOVIMENTO
Dança;
Musicas; Desenhos; Gestos; Modelagem; Pintura; Vídeos; Fotografias; Movimento do corpo; Atividades rítmicas; Equilíbrio; ] |
Movimentar-se de acordo com o som e ritmo de músicas;
Participação em atividades que levem a criança a movimentar-se:
andar /correr / subir / descer/
pular / engatinhar, em fim movimentar-se a ponto de favorecer o desenvolvimento pleno as necessidade do corpo;
Reprodução
e criação de movimentos espontâneos e ou dirigidos por meio de musicas,
brincadeiras e situações planejadas ou corriqueiras na sala de aula;
Atividades competitivas:
Brincadeiras dirigidas;
Dinâmicas diversas:
- atividade rítmica;
-atividade de postura e locomoção;
-atividade de auto controle;
- atividade de baixa organização;
*jogos de corridas variadas,
*jogos em círculos,
*jogos de interpretação,
-atividades pré-esportivas
Exercícios ritmados:
Danças;
Criação de movimentos:
-Atividades de auto controle
Com e sem aparelho;
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B
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Expressar sentimentos por meio de musicas;
Conhecer diversos gêneros musicais;
Identificar elementos da musica, explorando-os para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos;
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Ler, escrever e analisar letras de musicas; comunicar sensações, pensamentos e sentimentos por meio da linguagem cantada;
Possibilitar o desenvolvimento motor e rítmico;
Utilizar a musica como fonte de prazer e descontração;
Pesquisar sobre cantores da musica popular;
Classificar / identificar gêneros musicais;
|
MÚSICA
Escuta de obras musicais;
Interpretação musical;
Expressão e comunicação;
Leitura e produção oral e escrita;
Linha melódica;
Musicas diversas;
Jogos;
Brincadeiras;
|
Selecionar musicas de gêneros musicais diversificados e convidar as crianças a ouvirem e cantarem;
Participação em jogos e brincadeira que envolvam a dança e / ou a improvisação musical e movimentos corporal;
Cantar musicas e criar linhas com o corpo em movimento;
Ilustração de letras de musica;
Show de calouros;
Brincadeira dirigidas;
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Apreciar obras artísticas;
Perceber fatores internos e externos em uma obra de arte; Valorização da produção da arte em geral Produzir arte utilizando a linguagem do desenho e da pintura. Utilizar os códigos gramaticais específicos de cada linguagem, suas diversas maneiras de composição e contextualização no tempo e no espaço.
Ampliar e reduzir figuras;
|
DESENHO
Criação artística; Leitura de imagem; Cores, Formas, Ponto; Linha; Biografia de artistas; Leitura de imagem; Interpretação de desenhos; Elementos básicos e/ ou contextuais formais: A linha, A cor, O volume, A superfície. |
Ampliação do conhecimento
de
obras artísticas como recurso de exploração dos da linguagem e ponto de
partida para sentir, fluir e trabalhar as emoções, sentidos e
sensibilidade do corpo;
Criação de artes a partir de seus próprios repertórios;
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Utilizar a linguagem dramática;
Participar de situações de dramatização, faz de conta,
Identificar elementos da linguagem dramatizada (entonação, gestos / mímica, expressão, etc.);
Observar cenas;
Interpretar historias e personagens;
Vivenciar personagens de contos de fada e / ou outros fatos e historias;
Propiciar
a flexibilidade da percepção das qualidades das formas artísticas a
partir da elaboração de perguntas e observação das ações exibidas;
|
TEATRO
Criação;
Dramatização;
Improvisos;
Oralidade;
Sentidos;
Percepção;
Dicção;
Imaginação;
Ficção;
Postura corporal;
|
Descrição e reprodução de cenas;
Utilização de matérias de sucata para criação de cenários;
Criação de cenários;
Interpretação de peças teatrais; Criação de sonoplastia para personagem de historias contadas;
Exploração de competências corporais e criação dramática;
Criação de textos e encenação com o grupo;
Adquirir
uma relação de auto confiança com a produção artística pessoal e
conhecimento estético respeitando a própria produção e a dos colegas;
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DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS) |
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OBJETIVOS
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CONTEUDOS
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SUGESTÕES METODOLÓGICAS
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Promover
experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as
capacidade de comunicação e expressão associadas as quatros competências
lingüística básicas (falar, escutar, ler e escrever);
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e
outros portadores de texto e das vivência de diversas situações nas
quais se faça necessário;
Comunicar-se utilizando a linguagem oral e escrita;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano;
Desenvolver estratégias de escrita; Desenvolver a consciência fonológica, por meio da leitura de textos que se sabe de có.
Ouvir textos, interpretá-los, para argumentar ideias contidas nos mesmos;
|
Falar X Escutar:
Expressar sentimentos;
Nome próprio;
Vogais
Consoantes
Textos que se sabe de có.
|
Participação em momentos de escrita dirigida sobre orientação do professor;
Exercício da escrita utilizando alfabeto móvel;
Participação em rodas de conversa, leitura e brincadeiras de faz-de-conta;
Identificação visual do nome próprio e do nome dos colegas;
Motivação para ler e escrever do jeito que sabe / com e ou sem ajuda do professor;
Apropriação
do sistema de escrita, enfatizando a leitura do nome próprio por meio
de músicas ( a canoa virou, gente tem sobrenome, etc...), jogos e
brincadeiras;.
Discriminação, identificação oral e treino das letras contidas no nome próprio e nos textos lidos.
Leitura de textos que se sabe de có, apontando os vocábulos, para mostra o que está escrito e onde está.
Identificação e classificação gravuras, números e letras maiúsculas e ou minúsculas;
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Despertar no aluno a consciência fonológica,
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer as características sonoras da linguagem;
Interagir com o mundo letrado para produzir textos;
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer a letra inicial de determinadas palavras;
Apreciar e produzir textos, tendo o professor como escriba, se necessário.
Ouvir texto e interpretá-lo;
Ler mesmo sem saber;
|
Consciência fonológica:
-relação letra / som
Discriminação visual de letras e números;
Interpretação e produção textual
Poema, poesias,
|
Textos verbais e não verbais;
Discriminação e associação de fonemas a grafemas, por meio da leitura oral;.
Identificação dos fonemas que compõe uma silaba;
Reconhecimento e sonorização das letras / palavras contextualizadas em poemas, poesias e músicas;
|
M
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Expor suas ideais e impressões em relação a tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo ponto de vista;
Ler / escutar / produzir textos e inferir informações explicitas;
Interessar-se por escrever palavras e textos mesmo que de forma não convencional;
Produzir textos a partir de gravuras, fotos, e relatos orais (com ou sem ajuda do professor);
Criar / ampliar estratégias de leitura e escrita;
|
Produção de texto
Comunicação;
Expressão de desejos e sentimentos
|
Participação em momentos de produção textual coletiva;
Exposição
e apreciação de diferentes produções, criadas a partir do referencial
que cada criança possui sobre o assunto explorado;
Escrever do jeito que sabe, acionando hipóteses e estratégias próprias;
Produção coletiva e ou individual de texto, tendo ou não o professor como escriba;
Utilização de alfabeto móvel;
Exposição dos textos escritos;
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J
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N
H
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Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
Reconhecer a importância da leitura e escrita o para registro e resgate da cultura;
Resgatar a cultura e registrar sua historia por meio da leitura e da escrita, mesmo que de forma não
convencional;
Descrever
e promover aproximação com aspectos mais formais da linguagem por meio
de situações como ler e contar historias, cantar ou entoar canções,
declamar poesias , dizer parlendas, textos de brincadeiras infantis.
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Leitura e interpretação de
textos informativos
sobre a vida do homem do campo;
Alimentação;
Crenças;
Vestuários;
Dialetos;
Valores;
Listagem de palavras;
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Reconto
de historias conhecidas com aproximação da historia original no que se
refere a descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda;
Construção de cenário para vivenciar situações relacionadas as descobertas;
Leitura de textos informativos;
Descriminação de letras / palavras contextualizadas nas praticas de leitura e escrita;
Interpretação, produção e dramatização de textos;
Registro e socialização dos conhecimentos;
Participação em rodas de leitura;
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A
G
O
S
T
O
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Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão,
interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e
participando de diversas situações de intercambio social nas quais possa
contar suas vivencias, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder
perguntas;
Participar de diversas situações de leitura de diferentes gêneros;
Ampliar
o universo discursivo por meio do conhecimento da variedade de textos e
de manifestações culturais que expressam modos e formas próprias de ver
o mundo e de pensar das pessoas;
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LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Leitura, interpretação e produção de:
Relato de experiências vividas
Musicas;
Poemas;
Lendas;
Causos;
Entrevista;
Pesquisas;
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Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e casual;
Conhecimento e produção oral de jogos verbais, como trava-linguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;
Integração da fala da criança no contexto pedagógico re significando-o;
Listagem de personagens folclóricos;
Realização de pesquisas e entrevistas com as pessoas da comunidade a cerca dos seres mitológicos;
Leitura de textos que ressaltem a pluralidade cultural;
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S
E
T
E
M
B
R
O
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Enriquecer
e ampliar o repertorio de palavras e competência leitora por meio de
músicas cíveis: hino nacional, hino da independência, hino do município,
etc...
Levantar hipóteses de leitura / compreensão leitora a partir dos escrita de lista e títulos textuais;
Ampliar
a criatividade e criticidade do aluno, propondo atividades e ações
desafiadoras que ampliem as hipóteses e estratégias de leitura e
escrita;
Possibilitar
a ampliação de experiências, estabelecendo novas formas de relação e
contatos com a diversidade de costumes, hábitos e experiências
culturais;
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Produção textual;
Leitura diversificada de:
Hinos oficiais;
Textos informativos;
Listas;
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Motivação para leitura de textos verbais e não verbais, associando-os a diversas áreas do conhecimento;
Discriminação de letras contextualizadas nos textos lidos;
Interpretação e produção textual;
Produzir novas versões dos textos lidos (carta enigmática);
Utilização
de técnicas diferente para reescrever textos bem escrito e divertir-se
com eles (uso da linguagem do P, troca de vogais, etc...), Produção
textual enfatizando as datas comemorativas;
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O
U
T
U
B
R
O
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Reconhecer
a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e
significação às escritas iniciais, uma vez que elas possuem intenção
comunicativa;
Ampliar
o vocabulário e apropriar-se do sistema da língua escrita por meio da
prática constante de rodas de leitura e interpretação textual;
Promover situações prazerosas de leitura que propiciem o conhecimento de bibliografias que asseguram o prazer de ler;.
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LEITURA PRAZEROSA
Textos que se sabe de cor;
Fábula;
Listas;
Contos de fada;
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Escolha coletiva do gênero textual que vai ser trabalhado, para exercitar a leitura de forma sistemática e continua,
Classificação de textos, filmes e brinquedos a serem utilizados na sala de aula, justificando as escolhas;
Contação de histórias e músicas alusivos às datas comemorativas;
Refletir sobre "conteúdos" textuais associando-os à praticas da vida social;
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N
O
V
E
M
B
R
O
E
D
E
Z
E
M
B
R
O
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Planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade;
Propor atividades que permitam diversas estratégias nas formas de resolução encontrada pelas crianças;
Exercitar estratégias de leitura e de escrita,
Propor
atividades que façam sentido para as crianças; isto é, que entendam,
pra que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu
caráter social;
Ler para obter informação;
Ler para divertir-se;
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PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA
Escrita espontânea;
Escrita dirigida;
Classificação de palavras, quanto ao campo semântico,
e sintático;
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Organização de momentos de leitura livre;
Oferecer
as crianças textos que permitam que propiciem o prazer de ler:
Paródias, canções, gibis, letras de músicas, poemas, quadrinhas, etc
Excursão e passeio pelas ruas para exercitar a leitura de textos informativos, placas, panfletos, letreiros, propagandas;
Identificação
e utilização de diferentes formas de comunicação e informação escrita,
percebendo algumas de suas funções para saber portar-se dentro das mais
variada situações e contextos;
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