efeios de neve

"http://img42.imageshack.us/img42/5508/neve1.png";

MARIA NOBRE - EDUCAÇÃO INFANTIL

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

projeto político pedagógico

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SECRETARIA MUNICPAL DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL


IBICUITINGA - CE

DEZ/2008

APRESENTAÇÃO

Essa proposta de trabalho foi elaborada com o objetivo de desenvolver nas escolas municipais de educação infantil um ensino igualitário, democrático e de qualidade, levando em conta os aspectos sociais, emocionais, corporais e afetivo da criança pequena.



1 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM IBICUITINGA


NOME DA ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
COD. CENSO ESCOLAR: 23270651 LEI DE CRIAÇÃO:
MUNICIPÍO / DISTRITO: IBICUITINGA ESTADO: CEARÁ
ENDEREÇO: RUA JOSÉ PAULO RABELO S/N
TELEFONE: (88) 34251284  E-MAIL CEP:629555-000
MODALIDADE DE ENSINO: CRECHE E PRÉ-ESCOLA.


NOME DA ESCOLA: MARIA LOPES PINHEIRO
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA FLOR
NOME DA ESCOLA: RECANTO DOS SONHOS
NOME DA ESCOLA: VÒ LAURA  
NOME DA ESCOLA: ARCA DE NOÉ
NOME DA ESCOLA: TI A ANA MARIA
NOME DA ESCOLA: SORRISO DE CRIANÇA
NOME DA ESCOLA: SONHO MEU
NOME DA ESCOLA: ARCO IRIS
NOME DA ESCOLA: VOVÔ LEONILIA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ MANOEL
NOME DA ESCOLA: SITIO DO PICA PAU
NOME DA ESCOLA: TIA LIANA
NOME DA ESCOLA: VOVÔ ALBERICO



GRUPO DE TRABALHO:
Maria das Dores Nogueira Nobre
Anailde de Sabóia Leite
Maria Elenir Batista Dantas
Thalyta Amanda Góes Maia
Francisca Lucilene Saraiva
Francisca Luciene Saraiva
Mardêne dos Santos Almeida
Maria Célia Germano Maia
Ana Lúcia Damasceno Maia

2 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

A construção deste trabalho resulta de um amplo debate e compromisso político e pedagógico de todo os que fazem à educação infantil no município de Ibicuitinga. O mesmo está fundamentado nas teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, LDB (Lei nº 9.394/96, artigo 29), que reconhece a educação como a primeira etapa da Educação Básica, portanto, primeiro nível de ensino, devendo ser ofertada pelo poder publico, gratuitamente em creches e pré-escolas. Partindo da concepção, de que a criança é um ser completo, total e indivisível, a intenção maior deste trabalho é de desenvolver práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos, físicos, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. Propiciando assim o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que o preparem para o pleno exercício da cidadania.

3 - DIAGNÓTICO DO CAMPO DE DESEMPENHO

3.1 – SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA COMUNIDADE


Em Ibicuitinga o Ensino Infantil existiu desde meados da década de 80, funcionando em instituições governamentais como a extinta cooperativa dos agricultores, ou casa de professores. Durante muito tempo essas instituições eram financiadas por unidades filantrópicas como o programa "Visão Mundial" e tinha fins mais assistencialistas que pedagógico. As primeiras professoras dessa modalidade em nosso município foram Maria das Graças Maia Barbosa e Maria Eunice Soares.
Com a emancipação política do município em 1988, a educação infantil começa a tomar novos rumos, novos horizontes são traçados, começa então a luta por uma educação que pensasse a criança como um indivíduo / cidadão de direitos e deveres a serem supridos pela escola.
Para garantir o desenvolvimento das ações educativas, a administração do prefeito José Edimilson Gomes teve que construir na sede do município um espaço adequado, onde permitisse a criança desenvolver atividades cognitivas, físicas, e afetivas. Foi criado então o centro educacional, onde seria feito o atendimento social para toda comunidade e atendimento sócio educacional para crianças da sede com idade entre 4 a 7 anos. O ensino infantil passa a ser direcionado pelo diretor e secretário(a) da ação social, um técnico pedagógico e professores.
No final do século XX, tempo de mudanças, conquistas e progresso na educação de nosso município, em especial no Ensino Infantil. Tanto os distritos como a sede do município já faziam o atendimento especializado em educação infantil. Porem, o centro educacional / centro comunitário localizado na sede do município já não comportava mais tantas criança, haja vista que o número de escolinha agregadas já chegava a nove: Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald.
Na administração do prefeito Eugenio Rabelo, ano de 2002 a população urbana de Ibicuitinga, teve o privilégio de ser contemplada com a construção de uma sede própria para o ensino infantil. Este estabelecimento é estruturado com 03 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 coordenação, 01 pátio coberto, e espaço livre para lazer. O mesmo foi nomeando por meio de uma enquete realizada pelo jornalista Cláudio Pinheiro que presidia o programa de rádio "Jornal do meio dia", na radio local. A população manifestou – se e 70% dos participantes decidiram que o nome ideal da instituição de educação infantil deveria ser areia branca, pois desta maneira estaríamos resgatando e guardando na memória o antigo nome do nosso município.
É imprescindível ressaltar que por muito tempo o governo do estado fazia repasse para a Secretaria da Ação Social dos municípios para custear despesas com a manutenção de crianças de 0-6 anos de idade em creche e pré-escola através do PAC – Programa de Ação Continuada a Criança de 0-6 anos de idade. Mas, por entender que a Educação Infantil não é competência da Secretaria da Ação Social e por ter disposto na LDB que a Educação Infantil é de responsabilidade do município, através do órgão competente que administra a política da educação iniciou-se toda uma luta para que se cumprisse o que já estava estabelecido em lei.
Dessa forma, o ministério do desenvolvimento Social e Combate a fome permitiu que aqueles municípios que quisessem mudar sua modalidade de atendimento tomassem as medidas cabíveis. Foi então que o Governo do Estado do Ceará através da Articulação Regional da Secretaria da Ação Social do Estado mobilizou os municípios cearenses para aderirem à mudança da modalidade e garantir os recursos da Assistência social em ações próprias.
O município de ibicuitinga iniciou o processo de mobilização com a reunião das secretarias para esclarecimentos e no dia 14 de junho de 2005 entregou o Projeto Unindo e Reconstituindo a Família na Secretaria da Ação Social do estado através do protocolo 05179571-0 o qual foi aprovado pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite conforme publicação no Diário oficial do Estado.
A partir de então as instituições de educação infantil em todo o município passaram a ser de total responsabilidade financeira e administrativa da secretaria da educação. Em 2006, na administração do prefeito Anilton Pinheiro Maia, a coordenação do instituto de educação infantil areia branca, em consonância com a secretaria municipal da educação e a crede 12, entende que não faz sentido continuar registrando os dados do censo escolar ou quaisquer dados / informações legais referente a o ensino infantil com o nome das nove escolas supracitadas (Pequeno Príncipe, Emilia, Mundo Encantado, Topogígio, Tio Patinhas, Tio Jasiel, João bolinhas, Pato Donald), as quais foram dadas baixo em seus cadastros junto a crede, e inep, legalizando a partir de então o Instituto de Educação Infantil Areia Branca. Hoje as dependências do referido instituto não suporta o número de crianças atendidas nas modalidades creche e pré-escola, sendo necessário alugar casa para funcionamento de salas de aula anexadas a esta instituição.


3. 2 - SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE


A atividade predominante de nosso município é a agricultura que destaca-se pelo
cultivo do feijão, milho, mandioca e cajueiro. No comércio temos lojas de pequeno e médio porte, nas áreas de eletrodomésticos, roupas, calçados, e outros setores comerciais, como: mercearias, padarias, farmácias, bares, papelarias, oficinas de carro e moto, carpintaria, etc. A indústria também é pouco desenvolvida, contando apenas com pouquíssimos estabelecimentos alimentares, uma metalúrgica e duas mobiliarias. Em relação à pesca destaca-se a importância da extrativista (subsistência), onde alguns pescadores autônomos fazem dessa atividade uma complementação de sua renda familiar. Nossa economia está centrada nas culturas de subsistência, alem da criação de bovinos, eqüinos, muares e aves.

3.3- DEMANDA E METAS DE ATENDIMENTOS

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
1999
00
178
178
2000
83
51
134
2001
85
129
214
2002
08
141
149
2003
101
126
227
2004
79
73
152
2005
125
61
186
2006
108
133
241
2007
103
159
262
2008
138
142
280
2009
90
134
243
ESCOLINHA MARIA LOPES PINHEIRO
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
29
23
52
2002
10
36
46
2003
15
20
35
2004
19
11
30
2005
20
23
43
2006
15
18
33
2007
24
27
51
2008
23
24
47
2009
19
24
43
ESCOLINHA SITIO DO PICA PAU
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
13
13
26
2002
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
2003
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
2004
10
17
27
2005
10
11
21
2006
15
17
32
2007
04
12
16
2008
25
23
48
2009
07
06
13
ESCOLINHA GROSSOS
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2009
04
15
19
ESCOLINHA TIA FLOR
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
16
10
26
2002
07
15
22
2003
00
29
29
2004
20
04
24
2005
15
18
33
2006
15
17
32
2007
13
28
41
2008
15
23
38
2009
14
22
36
ESCOLINHA RECANTO DOS SONHOS
ANO
TOTAL DE ALUNOS
2009
08
11
19
ESCOLINHA SORRISO DE CRIANÇA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
06
23
29
2002
02
21
23
2003
00
25
25
2004
16
05
21
2005
10
17
27
2006
07
15
22
2007
13
19
32
2008
12
20
32
2009
16
18
34
 ESCOLINHA ARCA DE NOÉ
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
30
31
61
2002
05
36
41
2003
00
40
40
2004
30
09
39
2005
09
48
57
2006
13
39
52
2007
27
43
70
2008
36
27
63
2009
16
30
46
ESCOLINHA VOVÓ LAURA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2003
00
23
23
2004
10
10
20
2005
11
11
22
2006
05
13
18
2007
08
14
22
2008
15
09
24
2009
06
08
14

ESCOLINHA PINGO DE GENTE
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
11
15
26
2002
02
18
20
2003
10
08
18
2004
13
08
21
2005
14
19
33
2006
11
19
30
2007
17
24
41
2008
15
23
38
2009
03
18
21






ESCOLINHA TIA LIANA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
09
11
20
2002
03
21
24
2003
09
11
20
2004
12
08
20
2005
13
15
28
2006
16
15
31
2007
09
18
27
2008
08
15
23
2009
08
11
19
 ESCOLINHA VOVÔ ALBERICO
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2003
21
00
21
2004
13
03
16
2005
07
09
16
2006
03
10
13
2007
07
12
19
2008
20
06
26
2009
15
09
24
COLINHA VOVÓ LEONILIA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2004
12
08
20
2005
04
10
14
2006
06
06
12
2007
12
04
16
2008
14
03
17
2009
08
08
16
ESCOLINHA VOVÔ MANOEL
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
07
04
11
2002
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
2003
12
10
22
2004
10
14
24
2005
06
10
16
2006
11
06
17
2007
09
12
21
2008
11
07
18
2009
05
13
18
 ESCOLINHA ARCO IRIS
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
2001
06
06
12
2002
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
2003
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
NÃO FUNCIONOU
2004
12
10
22
2005
04
14
18
2006
06
06
12
2007
06
07
13
2008
05
07
12
2009



ESCOLINHA TIA ANA MARIA
ANO
TOTAL DE ALUNOS
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
TOTAL GERAL
1999



2000



2001
08
11
19
2002
00
22
22
2003
00
19
19
2004
08
12
20
2005
09
10
19
2006
06
17
23
2007
10
15
25
2008
13
12
25
2009
















NOSSAS METAS:
  • Inserir todas as crianças no mundo letrado até os seis anos de idade;

  • Todos aprendendo o que é certo na hora certa;
  • Garantir a criação de um ambiente agradável;
  • Garantir ações sócio pedagógicas, inclusivas e universais a todas as crianças pequenas no município.







3.4 - AVALIAÇÃO GERAL DA REALIDADE PELA ESCOLA



A COMUNIDADE ESCOLAR COMPREENDE A REALIDADE DO MUNDO, DO SER HUMANO E DA EDUCAÇÃO EM AS PECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.



NOSSA VISÃO
ASPECTOS POSITIVOS
ASPECTOS NEGATIVOS
MUNDO
Avanços científicos e tecnológicos.
Ações governamentais e não governamentais.

Acesso restrito a informações tecnológicas;
Guerras; Discriminação; Exclusão; Problemas ambientais.
SER HUMANO
Renovação de valores; idéias, sentimento e projetos de vidas.
Materialismo e individualismo
EDUCAÇÃO
Aplicação de políticas publica.
Resgate da consciência de valores para a vida e auto-estima.
Maior acesso ao ensino-aprendizagem
Falta de compromisso por parte de alguns profissionais.
Falta de participação por parte de alguns segmentos nas ações da escola.
Desigualdade de recursos.


4 - IDENTIDADE DA ESCOLA



MISSÃO


Garantir a formação afetiva, cognitiva e ética da criança pequena, para a construção de uma sociedade igualitária, capaz de permitir a acessibilidade em todos os aspectos que desenvolva ações de cidadania.



VISÃO DE FUTURO


Possibilitar o a das crianças em um ambiente prazeroso que os prepare para a vida e seja propicio a construção do conhecimento e da cidadania.


VALORES


Compromisso, participação, honestidade, companheirismo, solidariedade e respeito.




5 – IDEAL DA ESCOLA



A sociedade que queremos construir


Uma sociedade justa, consciente, critica, democrática e participativa.
Saberes que a sociedade atua e participa.


Uma visão de mundo ampla, onde a tecnologia, aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e praxes caminhem de mãos dadas.
Tipo de pessoas queremos formar


Cidadãos críticos, autônomos, dinâmicos, participativos, e conscientes de seus direitos e deveres.
A finalidade que queremos para a educação


Uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento do ser humano como um todo em seu âmbito escolar, profissional e para a vida.
Papel que desejamos para a escola em nossa realidade


O papel de conscientizar a formação do cidadão em todos os aspectos onde sejam capazes de garantir uma sociedade justa e igualitária.



6 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA



CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, INFANCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA PEDAGÓGIGCA, SOCIEDADE, CULTURA.



CRIANÇA
Um ser completo que desenvolve-se por meio de interação com o ambiente físico e social.
INFÂNCIA
Um período de formação especial em todas as dimensões. É nesta etapa da vida que as pessoas se constituem como individualidade, constroem sua identidade, valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua singularidade e pluralidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Primeira etapa da educação básica, que deve ser oferecida gratuitamente pelo poder público; é, portanto, direito da criança assegurado por lei, e uma opção da família.
Um ambiente físico e social que deve contribuir para que a infância seja vivida de forma intensa e prazerosa no presente possibilitando o pleno desenvolvimento da criança.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
É o documento norteador das ações sócio – pedagógicas desenvolvidas na instituição educacional. Deve ser desenvolvida, concebida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e as normas do respectivo sistema, em articulação com a comunidade institucional local.
SIOCIEDADE

CULTURA


7 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA




Este trabalho foi elaborado a partir das diretrizes do Referencial Curricular da Educação Infantil, norteado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 que traçou as diretrizes da educação Infantil, a fim atender as particularidades existentes e necessidades de crianças de 0 a 6 anos.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil considera o mundo sócio-cultural (instrumentalizou a ação do professor, onde suas expectativas servem como referencia para a pratica educativa). São concebíveis categorias curriculares para organizar o s conteúdos, âmbitos e eixos: ( O quê? Para quê? Por quê?).
Neste trabalho deixamos claro nossa preocupação com o desenvolvimento vai alem do "repasse de conteúdos, haja visto que nossa meta principal não é escolarização da criança pequena, por isso traçamos estratégias metodológicas voltadas para novas práticas como o ensinar / cuidar da criança na Educação Infantil.
Optamos por uma metodologia que se garanta o direito de aprender brincando, pois desta maneira estaremos proporcionando à criança o direito de viver uma infância feliz dentro de uma escola que a respeite com todas as suas especificidades.

Acreditamos que as sugestões metodológicas embasadas nos referenciais curriculares nacionais enfatizadas pelo processo continuo e pedagógico otimizados pela experiência do professor estabeleceram vínculos afetivos e uma vasta troca de experiência entre docentes e discentes.
Essas peculiaridades de relação afetivo-sociais proporcionam situações de descobertas e conhecimentos progressivos, psicomotores com seus próprios corpos, coisas, pessoas, em fim com o mundo ao redor. Essas apropriações e descobertas do conhecimento da criança pequena são alicerçadas nos referenciais da brincadeira, expressão livre e ou dirigida de sentimentos, pensamento, desejos, emoções, e resultam na construção da cidadania, autonomia e identidade sócio-cultural.


8 - DIMENSÃO PEDAGÓGICA

8.1 – OBJETIVO GERAL

Possibilitar a reflexão do professor sobre sua prática educativa, de maneira que venha atuar cada vez melhor, em prol de uma educação infantil universal e de qualidade, tornando assim a instituição educacional um espaço dinâmico e vivo no qual as crianças alcancem o desenvolvimento integral de suas potencialidades, crescendo como cidadãos cujos direitos são reconhecidos e respeitados.

8.2 – CONTEÚDOS
· PROCEDIMENTAIS: Capacidades do saber fazer do aluno /aprendizagem de suas ações. Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)
· CONCEITUAIS: Capacidades intelectuais dos alunos para trabalhar com símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos (leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípios.
· ATITUDINAIS: Capacidades da área afetiva, tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos.
8.3 – PLANEJAMENTO

Coletivo semanal e mensal; interdisciplinar, diagnósticos, contextualização dos conteúdos, realização de oficinas, registro do perfil metodológico pratico, pluralidade cultural.

8. 4 - METODOLOGIA

Pautada na diversidade de comportamentos, linguagens, e técnicas adequadas a interdisciplinaridade e as necessidade de cuidar e educar da criança pequena.


8.5 – DIRETRIZES DE CONVIVÊNCIA


Compromisso de todos os segmentos disciplinares contidos no regimento escolar. Desenvolver trabalhos sistemáticos com valores universais.



8.6 – AVALIAÇÃO

Realizada ao longo do processo, contínua, sistemática e em caráter diagnóstico.
Far-se-á mediante acompanhamento e registro escrito do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.


9 – ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO.



9.1 – ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

9.1.1 – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA

O Instituto de Educação Infantil Areia Branca esta sediado a Rua Jose Paulo Rabelo s/n, centro desta cidade possui prédio próprio, estruturado da seguinte maneira:

  • Quatro salas de aula dentro das dependências do instituto: amplas, bem iluminadas, equipada com mesas e cadeiras novas, suficientes e adequadas a faixa etária e ao total de crianças. A estrutura permite uma boa audição do professor pelos alunos em todas as posições da sala. Piso, paredes, teto e janelas são limpos (livres de pó, casa de aranha etc). Temos 03 aparelhos de TVs e dvs, 03 microsistem que são usados seguindo um rodízio Existem lixeiras em local de fácil acesso para que a sala esteja limpa constantemente.
  • Uma Coordenação: Onde funciona, almoxarifado, sala de professores e arquivo Existem rotinas definidas para assegurar a rotina dos alunos na escola: (matrícula de alunos, transferências e planejamentos).
  • Um pátio coberto: Limpo, agradável e seguro, sem buracos no chão, com filtros e gel água para facilitar a dependência dos alunos..
  • 02 banheiros: Parede sem pichação, sujeiras ou buracos, vaso sanitários bem afixados e limpos, sem odor desagradável, há identificação de banheiros masculinos e femininos, possui lixeira, fornece papel e sabão para a higienização das crianças.
  • Uma cantina: Cardápio do dia / semana é afixado em local visível e obedece ao cronograma de atendimento. A alimentação é servida nas salas de aula, em temperatura adequada. A distribuição da alimentação segue diariamente o mesmo horário, não há água empossada na pia ou no chão.
  • Área livre: Cercada por varanda / grade de ferro: não existe mato nas áreas não construídas, ausência de lixo ou outros materiais acumulados, área não acumula água ou outros objetos que possam proliferar a dengue.
  • 02 anexos / casa alugadas: Ambas muradas, com áreas gradeadas, banheiros limpos e organizados, pisos novos com cerâmicas, paredes pintadas, sem buracos ou sujeiras, telhado bem conservado, equipadas com aparelhos de tv, dvd, som, mesas e cadeiras apropriadas para crianças pequenas, filtros e frízzeres pra oferecer as crianças água pura e em temperatura agradável, a merenda é feita na sede do instituto e trazida na hora de servir.
É importante ressaltar que em meados década de 90 cada distrito do município de Ibicuitinga foi privilegiado com a construção de uma escolinha de Educação Infantil, exceto o distrito de viçosa, pois o atendimento pedagógico destinada a criança pequena, já acontecia na escola de ensino fundamental, respeitando os quesitos da modalidade.

9.1.2 – ESCOLINHA MARIA LOPES PINHEIRO

9.1.3 – ESCOLINHA TIA FLOR

9.1.4 – ESCOLINHA SITIO DO PICA PAU AMARELO

9.1.5 – ESCOLINHA RECANTO DOS SONHOS

9.1.6 – ESCOLINHA SORRISO DE CRIANÇA

9.1.7 – ESCOLINHA ARCA DE NOÉ

9.1.8 – ESCOLINHA TIA ANA MARIA

9.1.9 – ESCOLINHA SONHO MEU

9.1.10 – ESCOLINHA ARCO IRIS

9.1.11- ESCOLINHA VOVÔ MANOEL

9.1.12 - ESCOLINHA VOVÓ LEONILIA

9.1.13 - ESCOLINHA VOVÔ ALBERICO

9.1.14 – ESCOLINHA TIA LIANA

9.1.15 – PINGO DE GENTE

9.1.16 - ESCOLINHA VOVÓ LAURA

9.1.17 – ESCOLINHA GROSSOS





9.2 – ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.

9.2.1- DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Como a escola pretende desenvolver sua prática pedagógica para concretizar seus ideais?
Formar cidadãos críticos, responsáveis e garantir-lhes a inserção social dos educandos oferecendo-lhes condições de acesso e permanência destes na escola, através de um ambiente prazeroso desenvolvendo com sua família um trabalho coletivo e suas ações educativas.
Que mecanismos a escola utilizará para garantir que a proposta pedagógica seja definida e implantada pela comunidade escola?
Proporcionar as crianças à formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, como elementos de auto realização e exercício da cidadania.
Que estratégias o núcleo gestor pretende adotar para que o planejamento contemple a proposta pedagógica definida e favoreça a reflexão prática pedagógica?
Criar mecanismos de natureza administrativa e pedagógica que favoreça o processo ensino-aprendizagem, através da observação continua que contemplara todas as condições da formação humana.
Que concepção permeará o trabalho pedagógico visando a construção da sociedade?
Possibilitar a formação dos docentes em todos os aspectos: cognitivos, sócio-afetivo, psico-motores...
Que estratégias e recursos a escola pretende utilizar para a efetivação do currículo e da dinamização do processo aprendizagem?
Incentivar a permanência da criança e a confiança da família através de aulas atrativas, dinâmicas, diversificadas e desafiadoras utilizando recursos literários, lúdicos e tecnológicos.
O que a escola pretende fazer para reorientar o trabalho pedagógico a partir dos desvios e dificuldades detectadas na sua prática?
Acompanhar as mudanças de inovações do sistema ensino-aprendizagem.


9.2.2 – DO PLANEJAMENTO
COMO SERÁ REALIZADO
O planejamento será realizado semestralmente: pela equipe técnica pedagógica da S.M.E.
Mensalmente pela equipe - PAIC
Semanalmente em coletivos de professores e coordenação pedagógica da instituição escolar.

OBJETIVO
Subsidiar a prática docente, orientando o trabalho do professor do ensino infantil.
METODOLOGIA
A coordenação pedagógica buscara meios de reflexão
e inovação, par subsidiar a pratica pedagógica dos professores e sucessivamente melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem. As atividades serão realizadas por meio de oficinas, seminário, cursos, palestra, pesquisas e leitura com base na proposta pedagógica,
PARAMETROS NACIONAIS CURRICULARES E REFERNCIAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.


9.2.3 – DO TEMPO





Da carga horária escolar
Por não termos uma carga horária escolar exigida pela legislação vigente, ficaremos subordinado ao calendário escolar da secretaria municipal da educação que garante aos educandos 200 dias letivos, cada dia deve ser de 4 horas aula presencial, com atividades pedagógicas.


De entrada e saída dos alunos
As aulas terão uma rotina de 4 horas aulas por dia, com tolerância de 30 minutos na entrada e 15 minutos na saída, as faltas das crianças serão justificadas mediante atestado médico.
De entrada e saída dos funcionários
Auxiliares de serviços gerais:
Período matinal: entrada 6:00 as 10:00
Período vespertino: entrada 12:00 as 16:00
Professores / merendeiras / vigilantes e demais funcionários: 7:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00
Período matinal: 07:00 as 11:00
Período vespertino: 13:00 as 17:00
A não permanência no local de trabalho neste horário estabelecido implicará em falta, salvo, sobre fatos emergenciais e justificáveis.
Das atividades pedagógicas
Para evitar improviso o professor deverá planejar e organizar as atividades com antecedência. Todo material a ser utilizado, será pensado de acordo com o bem estar das crianças, e em caso de imprevistos o professor auxiliar, deverá juntamente com o coordenador providenciará com a máxima urgência o que estiver faltando.




10 – CURRÍCULO PEDAGÓGICO


DISCIPLINA: SOCIEDADE / VIDA E NATUREZA
MODALIDADE: CRECHE
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O
M
A
R
Ç
O
Construir a identidade e desenvolver a autonomia;
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas e motoras;
Explorar o ambiente escolar; e estabelecer contato com diversas pessoas, plantas, animais e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Representar noções sobre o mundo vivenciando e associando diretamente objetos concretos da realidade observada, sentida e vivenciada.
Possibilitar a criança refletir e interagir com o meio no qual está inserido.
Vivenciar experiências e interagir no contexto de conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana escolar.
Compreender e valorizar a família e a escola como instituições primeiras na formação do personalidade, habilidades e cognição da criança;
Construção da identidade;
A criança e o meio;
A família;
A escola;
Os amigos
Os funcionários da escola deverão cuidar antecipadamente da preparação do espaço escolar, para receber as crianças adequadamente:
Decoração e preparação das salas de aula tornando-as em um ambiente acolhedor, alfabetizador, dinâmico e alegre; Confecção de murais temáticos: exposição de textos informativos, desenhos; elaboração coletiva do acordo de convivências;
Elaboração coletiva da rotina pedagógica;
Seleção e utilização de matérias diversificados que propiciem aulas prazerosas e significativas: filmes, músicas, histórias infantis, fantoches, etc...
Participação em brincadeiras que possibilitem o desenvolvimento motor, o reconhecimento das partes de seu corpo, observação e avaliação de seus saberes e comportamentos.
Inserção da criança no mundo escolar, de forma conveniente e prazerosa, proporcionando-lhes momentos de alegria e distração, criando e fortalecendo laços de amizade com os novos amigos.
Compreender a formação da família por meio de filmes, exibição de fotos e vivências
Realização de passeios e excursões aos arredores da escola para familiarizar-se e adaptar-se a mesma de forma gradativa e prazerosa;
A
B
R
I
L
Conhecer o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas habilidades físicas, motoras, e perceptivas;
Representar o próprio corpo estabelecendo relações espaciais por meio de diferentes linguagens: corporal, musical, cênica e outras;
Possibilitar a percepção rítmica por meio do movimento e das ações fenomenais.
Contemplar e acolher todas as situações do dia a dia, possibilitando a utilização de gestos, posturas e ritmos para se expressar e comunicar ideias.
Perceber a importância dos cuidados e higiene com a saúde em situações corriqueiras do dia-a-dia;
Desenvolver uma percepção integral do seu próprio corpo por meio do uso e da realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano;
Cuidados com o corpo;
Partes do corpo;
Expressividade e movimento;
Higiene
Saúde;
Alimentação.
Utilização de músicas, leitura de textos informativos para reconhecimento e exploração da das partes do corpo;
Exibição de vídeos e dramatizações;
Coordenação das habilidades motoras e força por meio de brincadeiras;
Exploração do próprio corpo, proporcionando diferentes sensações, e ritmos corporais;
Participação em brincadeiras que envolvam aspectos ligados à coordenação motora, ao movimento e ao equilíbrio.
Participação em atividades que motoras que trabalhem a identificação das partes do corpo dramatização, danças, músicas, corrida, desenho, brincadeiras frente ao espelho, faz-de-conta;
Desenvolvimento e participação de atividades que expressem noções básicas de higiene e cuidados com o corpo:
  • Hora do banho;
  • Higiene das unhas;
  • Cuidado com o cabelo;
Estudo dirigido sobre a importância de uma alimentação saudável;
M
A
I
O
Estabelecer relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies, e para a qualidade da vida humana;
Estimular a participação em práticas sociais, com fins ecológicos;
Explorar o ambiente para que possa relacionar-se com pessoas e estabelecer contatos com pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando a curiosidade e o interesse ecológico.
Meio ambiente
Ecologia;
Lixo; reciclagem;
Seres vivos e não vivos:
(Plantas /Animais);

Desenvolvimento e participação em atividades concretas/reais que possibilitem o cuidado, a responsabilidade e o respeito para com a vida:
  • Realização de experiências;
  • Plantação e cuidado de canteiros / jardins / hortas escolares;
  • Adotar e cuidar de um animalzinho;
  • Discussão coletiva e registro diário das experiências, com orientação do professor;
  • Socialização das descobertas para a comunidade escolar;
J
U
N
H
O
Vivenciar histórias e modo de vida do lugar como parte de um todo integrada / globalizado;
Aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e permanência nos costumes;
Aprender a estabelecer relações entre o seu dia a dia e as vivências socioculturais, históricas e geográficas de outras pessoas, outros grupos me outras gerações.
Estabelecer alguma relação entre o modo de vida e as características de seu grupo.
A VIDA NO CAMPO E A VIDA CIDADE;
TRADIÇÕES JUNINAS;
Costumes;
Crenças;
Danças;
Alimentação;
Brincadeiras;

Possibilitando o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto a articulação com aqueles que a criança conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, musicas, jogos e brincadeiras, brinquedos, atividades de trabalho e de lazer.
Participação em momentos de brincadeiras, possibilitando a observação, a avaliação, construção de saberes e comportamento.
Classificação de alimentos,
Experimentação culinária;
Realização de experiências;
Participação de danças,típicas do
sertão;

A
G
O
S
T
O
Interagir com o meio natural e social para entender fenômenos indissociáveis aguçando a curiosidade e a argumentação;
Despertar o interesse da criança em demonstrar curiosidade pelo seu mundo social;
Propiciar atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que redimensionem o resgate das tradições culturais e folclóricas de sua comunidade.
TRADIÇÕES CULTURAIS:
Mitos e Lendas folclóricos;
Valorização Ee vivencia das crenças e superstições folclóricas;
Resgate e valorização de nossa cultura utilizando pesquisas, vídeos e documentos diversos;
Ouvir causos de nossa terra, contados por pessoas da comunidade;
Vivência prazerosa em momentos de brincadeiras e cantigas que resgatem a cultura local / regional, etc...
Exposição e leitura de contos, lendas e documentários sobre os seres mitológicos do folclore brasileiro.

S
E
T
EMB
R
O
Identificar e compreender o seu espaço social;
Despertar o interesse e a participação da criança em momentos cívicos que favoreçam o patriotismo (respeito e amor a pátria)
Conhecer e valorizar manifestações culturais da sua comunidade e os modos de vida de outros grupos sociais e povos, valorizando as diferenças e semelhanças;
A CRIANÇA E A SOCIEDADE:
Casa / Rua ;
Personagens ilustres de nossa terra;
Símbolos governamentais

Participação ativa em atividades que ressaltem a cultura, as tradições, e a historia da sociedade na qual a criança esta inserida;
Exibição de filmes , exposição de fotos, maquetes e documentários;
Exposição e apreciação dos símbolos oficias (bandeiras, brasão e hinos: da independência, à bandeira, nacional...)
Identificação de alguns papéis sociais existentes entre seus grupos.

O
U
T
U
B
R
O
Aprender e desenvolver a leitura, a imaginação e noções de cidadania por meio do lúdico;
Desenvolve as múltiplas inteligências e habilidades por meio do faz-de-conta;
Desenvolver compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de intervir nelas;
Ampliar possibilidades de agir com autonomia, escolha de espaços, brinquedos e parceiros para brincar, definido regras e recriando situações vividas.
Vivenciar momentos de aprendizagem prazerosa e construção da cidadania e identidade da criança, por meio de participação em brincadeiras e jogos educativos;
Datas comemorativas;
Direitos e deveres da criança;
Jogos;
Brincadeiras;
Musicas;
Excursões;

Elaboração de projetos para trabalhar / temas geradores com os quais possa trabalhar a construção da cidadania, os direitos e deveres da criança de forma prazerosa;
Participação em atividades interdisciplinares e lúdicas que desenvolvam aspectos sociais, psicos e motor que promovam a aprendizagem, o desenvolvimento pleno e saudável, trabalhando o equilíbrio, tiro, flexibilidade, resistência, velocidade, imaginação e cognição.
Listagem e vivência de brincadeiras;
Participação em atividades competitivas (jogos, gincanas, show de calouros, etc..)


N
O
V
E
M
B
R
O
D
E
Z
E
M
B
R
O
Construir conhecimentos, desenvolver habilidades e inteligência motoras, trabalhando o saber fazer do aluno e suas capacidades intelectuais,
Desenvolver atitudes e aprendizagem em suas diferentes dimensões: afetiva, educacional, cognitiva, cultural, social, psicológica, dentre outras.
Participar de atividades que garantam o direito constitucional e ético;
Manter o interesse e o cuidado pelo mundo físico e social, através de perguntas, interpretações, manifestando opiniões próprias, demonstrando espontaneidade e originalidade em suas ações;

Temas transversais;
Atitudes,
Ética,
Amizade,
Valores;
Normas de comportamento;
Questão de gênero
Habilidades afetiva, estratégias e técnicas;
Capacidades intelectuais e afetivas;
Elaboração de projetos para trabalhar temas geradores pertinentes à época e acontecimentos reais: priorizando a aprendizagem de suas ações:
*Habilidade, estratégias e técnicas (teatro, brincadeiras, dança, movimento, etc)
*Atitudes e Capacidades da área afetiva tais como atitudes, ética, amizade, valores e normas de comportamentos.
*Capacidades intelectuais
símbolos, signos, idéias, imagens e interpretações. Fatos, códigos lingüísticos (leitura / escrita), relações estatísticas, dados, conceitos e princípios.
Participação em atividades que garantam o direito constitucional e ético de aprender na escola;


DISCIPLINA: ARTE
MODALIDADE: CRECHE


OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES
METODOLÓGICAS


F
E
V
E
R
E
I
R
O
Possibilitar o desenvolvimento
dos aspectos cognitivos,
perceptivo , criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais, cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão
do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.
Promover o desenvolvimento intelectual das crianças;
COGNIÇÃO



Expressão e

comunicação;

Músicas;

Mímica;

Vídeos;

Brincadeiras lúdicas;

Desenho livre;

Coordenação motora;


O professor deve propor

atividades diversificadas com

intenção de levar a criança a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações cotidianas, enfocando as brincadeiras e o diálogo como elemento expressivo.

Desenho livre;

Colagem com folas, papel, lãs, tecidos, botões, etc;

Pintura a dedo, com tinta guache.


M
A
R
Ç
O
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas;

Utilizar diversos materiais gráficos

e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem e da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
ARTES:
VISUAIS /PLÁSTICAS
Desenho;

Colagem;

Pintura;

Escultura;

Gravuras;

Modelagem;

Produções informatizadas;

Observação;

Leitura de imagens;

Criação artística;


Manipulação de diferentes

objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

Criação de desenhos, de

pinturas, e modelagens, a partir do próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, cor, forma, etc.)

Apreciação de suas produções e dos outros, por meio de observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.

Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenho, pintura, escultura, construções e fotografias, colagem, ilustrações, filmes, cinema, desenho animado,.

Apreciação e leitura de obras de arte;

Modelagem com massa, argila e pó de serraria;




A
B
R
I
L



Perceber a trajetória expressiva nos movimentos e nas ações expressas no nosso cotidiano.
Priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas;
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver o espírito esportivo e competitivo.
MOVIMENTO

Movimentos do corpo: andar / correr saltar / pular;
Apreciação de
imagens (vídeos / fotografias);
Fazer -desenhos;
Brincadeiras de
faz-de-conta;
Teatro de sombra e fantoche


Utilização expressiva e
intencional do movimento nas situações cotidianas, (banho, vestir roupa, calçar sapatos, subir e descer escadas); e em
momentos de brincadeiras;
Dramatizar músicas de acordo
com o ritmo e musicalidade;
Participação em atividades
esportivas;.
Brincadeiras e competições
Diversas;


M
A
I
O
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Movimentar o corpo com a intenção de expressar brincadeiras;
Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, pular, correr, etc... desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motora.
Superar limites;
Dança;
Sentidos;
Mímica;
Cores;
Pintura;
Fotografias;
Jogos (arremesso
/ encaixe / faz de contas);
Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento das habilidades motoras e conhecimento do corpo;
Dinâmicas diversas;
Observação e analise das
características corporais;
Vivenciar diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço;
Seleção de gestos, imitando e recriando;








J
U
N
H
O
Ampliar as possibilidades e desenvolvimentos estéticos por meio do movimento, conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;

Explorar e utilizar os movimentos corporais para expressar-se por meio das brincadeiras e das demais situações de interação;
Equilíbrio corporal;

Dança
Musicas;
Gestos;
Coreografias;
Formas;
Sombra;
Percepção;
Ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de musicas, movimentos e

brincadeiras;

Exploração de diferentes posturas corporais a partir de coreografias e dinâmicas dirigidas que possibilitem a percepção dos limites, potencialidade, sinais vitais e integridade do corpo.






A
G
O
S
T
O













S
E
T
E
M
B
R
O
Conduzir os alunos a percepção e a identificação dos elementos da linguagem musical em atividade de produção / apreciação / analise de musicas diversas explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos musicais.
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Investigar / ampliar o repertorio musical das crianças;
Ressaltar e valorizar as características e padrões estéticos das diferentes culturas representadas em letras de músicas.
Expressar-se, comunicando-se pelo uso da linguagem cantada;
Identificar elementos da musica, explorando-os para expressar; interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
MUSICA

Som /Silêncio
Ritmo

Texto (músicas diversificadas
Compositor;
Percepção;
Gestos;
Escuta de obras musicais;
Interpretação de musicas;
Representação por meio de desenhos;
Improvisações musicais;
Movimentos corporais;
Apreciação musical;
Participação em situações que possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais;

Exploração, expressão e produção de sons com a voz, o corpo e o entorno de materiais sonoros diversificados.

Pesquisas sobre as musicas
ouvidas / lidas e seus compositores;
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participação em situações nas quais possam interagir com musicas, canções e movimentos corporais.
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, época e cultura da produção musical brasileira e de outros povos.
Participação em atividades que desenvolvam propiciem o reconhecimento de palavras constantes em letras de músicas;
Ouvir, ler e interpretar letras de musicas;


O
U
T
U
B
R
O
Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho
Participar de situações de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Demonstrar atitude de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos;
DESENHO
Leitura texto enigmáticos;
Pinturas (telas);
Escultura;
Linguagem verbal e não verbal;
Criação e produção de formas plásticas e visuais.
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando produção de marcas gráficas;
Informações sobre obras ouvidas / lidam / apreciadas e seus autores.
Manipulação de diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;


N
O
V
E
M
B
R
O
Despertar e educar a atenção e a observação;
Exercitar a memória, o pensamento e a inteligência;
Organizar idéias e pensamento desenvolvendo a imaginação;
Dar margem ao desenvolvimento da linguagem;
Desenvolver a percepção tátil, auditiva, visual e critica por meio de dramatizações;
Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
Reconhecer e utilizar a linguagem dramática.
TEATRO
Coordenação visomotora;
Imaginação criadora;
Dramatização

Percepção;
Linguagem: gestual; dramática;
Verbal e não verbal;
Equilíbrio corporal;
Improvisação;
Dicção.
Participação em jogos de atenção, observação, improvisação, etc...
Experimentação e articulação entre as expressões corporais, plásticas e sonoras;
Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos: (temas, textos dramáticos, poéticos, tirinha, etc, objetos, mascaras, situações físicas, imagens, som).
Seleção e organização dos objetos a serem usados no teatro e participação de cada um nas atividades propostas;
Elaboração e utilização de cenários, figurinhos, maquiagem, adereços, objetos de cena, som.












DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS
MODALIDADE: CRECHE
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O
Contribuir para a formação do sujeito na interação com o outro, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento;
Propiciar variadas situações de comunicação nas quais a criança possa interagir expressando desejos e sentimentos por meio da linguagem oral.
Desenvolver a capacidade de atenção e concentração utilizando o discurso oral;
Socialização;
Interação;

Oralidade;

Comunicação;

Brincadeiras;

Desenhos livres;




Gênero textual: Fábulas.
Preparação do ambiente escolar tornando-o um lugar prazeroso e dinâmico;
Propiciar momentos de comunicação, aconchego, nos quais a criança possa interagir e expressar-se espontaneamente;
Escolha coletiva e leitura de historias/fábulas e brincadeiras para trabalhar os sentimentos, a adaptação, as regras de convivência e fruição da imaginação.












M

A

R

Ç

O
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas às competências lingüística básicas (falar, escutar);
Enriquecer o vocabulário da criança para facilitar a troca de idéias, discussões e formulação de diferentes hipóteses;
Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral possibilitando a criança ampliar seu universo de observação, de ralações e a própria expressão falada;
Introduzir o estudo das vogais contextualizadas em contos;
Falar / escutar;

Dialogo oral;

Vogais;

Nome próprio;

Jogos







Gênero textual: contos de fada;

Lista:
Escutar a criança com atenção, dar atenção e atribuir sentido ao que ela fala, reconhecendo que quer dizer algo
Participação em diversas situações de intercambio social, nas quais possa elaborar e responder perguntas;
Utilização de fantoches e musicas para iniciar a observação e estudo das letras em diversas situações sociais e corriqueiras do cotidiano da criança;
Apresentação visual e exploração fonológica de letras / números contextualizadas em contos de fada;
Trabalhar com leitura / escrita (convencional ou não) do nome próprio;

A
B
R
I
L
Enriquecer o vocabulário por meio da contação de historias e roda de conversa nas quais o aluno seja instigado a falar / contar / recontar historia e fatos ao grupo;
Buscar significado das palavras de acordo com o meio sociocultural;
Atribuir valor sonoro as letras do nome próprio de cada aluno.
Vivenciar a leitura prazerosa;
Vivenciar práticas de leitura e escrita de poemas e histórias infantis contextualizando letras / palavras para ampliar seu repertorio de letras ao escrever;
Leitura oral;
Dialogo;
Nome próprio;
Vogais;
Ilustrações;
Dinâmicas;
Quebra-cabeça.
Gênero textual: Poema / historia em quadrinhos
Responder ou comentar de forma coerente aquilo que a criança diz, para que ocorra uma interlocução real, não tomando a fala da criança como ponto de vista narrativo, julgando-a se está certa ou errada;
Integrar a fala da criança no contexto pedagógico ressignificando-a;
Promover momentos de inclusão das crianças em atividade de leitura prazerosa;
Reforçar o estudo das vogais e letras do nome próprio contextualizadas nos poemas e historias lido;
M
A
I
O
Escutar textos lidos, e diverti-se apreciando a leitura feita pelo professor;
Observar e descrever oralmente imagens visuais diversas;
Associar os símbolos escrito a fala;
Atribuir valor sonoro a letras contextualizadas em musicas
Ler do jeito que sabe;
Lê, com ou sem ajuda do professor associando o oral ao escrito.
Retomar / introduzir o estudo (descriminação / leitura / escrita / reescrita) das vogais e do
Alfabeto;
Músicas;
Dinâmicas:
Jogos;
Genro textual:
Musica
Participação em situações de comunicação oral; (recados, dinâmicas, canto)
Roda de leitura (textos diversos e principalmente letras de musicas), rede de ideais sobre os mesmos.
Descrição e representação de imagens, fatos, cenas por meio da oralidade, linguagem gestual e / ou
escrita mesmo que de forma não convencional;
Memorização de letras de musicas para dinamizar a aprendizagem,
Exercitar a leitura e escrita por meio de brincadeiras e orientação do professor;
Permitir o "burburinho" que impera entre as crianças, pois o mesmo é mais do que sinal de bagunça, é sinal comunicando;






J
U
N
H
O
Participar de situações de leitura para inferir informações pertinentes aos fatos (historia) e
acontecimentos vividos;
Vivenciar as tradições juninas
Desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação por intermédios da texto bem escrito;
Estabelecer relação entre som e letra;
Produzir textos e registrar as descobertas utilizando estratégias próprias de escrita (risco e rabiscos) e / ou tendo o professor como escriba;
Tradições juninas;
Exploração de gravuras;
Temas geradores;
Gêneros textuais
-diversificados alusivos a datas comemorativas (festas e tradições juninas);
Participação real em momentos de leitura ainda que de forma não convencional aplicação e realização de atividades desafiadoras nas quais a criança possa desenvolver estratégias próprias de leitura e escrita (escrever / receber / ler bilhetes; caça-palavra/letras, advinha, carta enigmática,).
Participação em recitais de poesias / parlendas e musical junino. O professor deve ser o motivador dessas atividades e a criança o agente principal.
Confecção de painéis para exposição e socialização das descobertas, a cerca das festas e tradições juninas.






A
G
O
S
T
O
Acionar estratégias diversificadas de integração de todas as crianças com a comunidade e o fantástico mundo da leitura e escrita;
Listar palavras do jeito que sabe;
Escutar lendas brasileiras;
Descrever oralmente os seres mitológicos que conhecem;
Incentivar as crianças a participarem das rodas de conversas, de leitura e das brincadeiras de faz-de-conta;
Contextualizar personagens históricos a situações reais;
Percepção;
Atenção;
Leitura
Desenho,
Gravuras e letras;
Atitudes e comportamento;
Gênero textual:
Lendas / listas
Tornar o ambiente agradável e convidativo a leitura
Manuseio com jogos de letras e palavras associadas aos nomes dos seres mitológicos estudados
Rodinha inicial de informações sobre temas geradores de estudo;
Exibição e vídeos;
Dramatização;
Dinâmicas variadas.
Hora da novidade e da surpresa;
Escrita e Leituras livres,
S
E
T
E
M
B
R
O
Utilizar a leitura e a escrita como mecanismo de inserção da
criança na sociedade, levando-a a conhecer, vivenciar e resgatar valores;
Promover ocasiões em que a linguagem oral e escrita sejam exploradas no contexto social.
Músicas cíveis;

Vídeo e textos

adequado a faixa etária de cada turma e contextualizando- os a festejos municipais

Leitura e escrita de textos de acordo com o potencial e necessidade de cada criança;
Exibição de vídeos relacionados à fatos históricos concernentes as tradições históricas;
Passeatas e dramatizações a cerca dos assuntos estudados.
O
U
T
U
B
R
O
Desenvolver a formação do pensamento lógico;
Fortalecer os vínculos de amizade;
Valorizar o trabalho em grupo;
Trabalhar a heterogeneidade;
Valorizar a infância

Atividades competitivas,

Gincanas;

Teatro e outras atividades prazerosas que trabalhem a cognição e faça alusão ao dia da criança.
Criar situações favoráveis ao desempenho das crianças;
Aplicação de atividades que permitam trabalhar em grupo;
Aplicação de atividades que explorem a cognição e as habilidades motoras de cada criança;
Fazer intervenções problematizadora sempre que possível;


N
O
V
E
M
B
R
O
Ler textos verbais e não verbais com base na observação, descrição e interpretação de imagens;
Inserir a criança no mundo letrado;
Vivenciar situações reais de leitura e escrita
Expressão oral e escrita ;
Leitura infantil,
Temas geradores;
Realização de rodas de conversa nas quais a criança possa comentar espontaneamente o que percebera nas leituras feitas pelo professor;
Visualização das vogais e consoantes; do nome próprio. Nome da escola;
Produzir oral e coletivamente textos, com base em gravuras, vídeos, passeios;
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
MODALIDADE: CRECHE
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES

METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O
Despertar na criança através do lúdico a concepção de matemática.
Noções de atributo
Cores
Formas
Tamanho
Participação em brincadeiras e jogos com objetos coloridos;
Explorações táteis, orais e visuais das cores, formas e tamanho dos brinquedos e outros objetos presentes no ambiente escolar;
M
A
R
Ç
O
Proporcionar situações que desafie o raciocínio lógico e leve a criança a reconhecer noções de atributo, medidas e idéia de grupo.
Noções de medidas
Tempo: manhã tarde noite
Espaço:
Hoje ontem
Observação de cenas / vídeos, rede de idéias para identificar o tempo em que acontecem as cenas;
Exposição e observação do calendário indicando os dias da semana, data e mês;
A
B
R
I
L
Identificar características do raciocínio combinatório em situações – problemas contextualizadas e atividades lúdicas especificas.
Construir o conceito de números.
Idéias de grupo
Elementos: pouco / muito
Idéias de comparação: igual / diferente
Números naturais
Manuseio e classificação de material concreto como: tampinhas, bolas, garrafas e outros materiais, classificar e usar a imaginação criando novos objetos.
Realização de atividades nas quais a criança possa fazer agrupamentos com muito e ou com pouco elementos; classificá-los segundo as características (cor / amanho / forma) iguais ou diferentes.
Confecção de mural dos números;

M
A
I
O
Promover momento de aprendizagem lúdica, levando a criança a construir e entender as
Noções Básicas de temperatura
Reforçar o estudo dos números
Noções básicas de temperatura
frio / quente
gelado / natural
Números naturais
Participação em situações reais nas a criança possa participar de brincadeira e experiência que lhes permitam perceber as noções básicas de temperatura:
Ex: percepção da temperatura nas comidas: dindim, sopa;
Ligar e desligar o ventilador;
Leitura e treino dos números;
J
U
N
H
O
Conhecer, construir e elaborar hipótese de esquemas topológicos;
Lateralidade
em cima x em baixo
dentro x fora.
Lateralidade
esquerda x direito
Exploração dos conteúdos relacionados, utilizando material concreto;
Utilização de músicas e brincadeiras para dinamizar a metodologia de ensino e inserir os conteúdos de maneira prazerosa;
Leitura de textos e exibição de vídeos informativos.


A
G
O
S
T
O

Vivenciar conhecimentos matemáticos elaborando situações desafiadoras nas quais possam dialogar, interagir e classificar, ordenar e seriar
Classificação
Ordenação
Seriação

Exposição, contagem, conceito e memorização dos números por meio de músicas, leitura e vídeos;
Participação em brincadeiras nas quais a criança possa fazer classificação, contagem, ordenação e seleção de letras, cores, números e objetos que estiverem ao seu redor;
S
E
T
E
B
R
O
(Re) Introduzir conceitos numéricos e números de 0 a 9.
Trabalhar a contagem por meio de musicas.
Noção / conceito de números.
Contagem;
Fazer contagem em todas e quaisquer situações corriqueiras do dia-a-dia;
Comparação de números falados a quantidades visíveis.
Leitura, escrita e reescrita de números.
O
U
T
U
B
R
O

Desenvolver o raciocínio e habilidades motoras;
Estimular o trabalho cooperativo; utilizando a brincadeira para desencadear assunto do interesse das crianças.
Jogos;
Brincadeiras;
Raciocínio lógico.
Mediante atividades lúdicas, revisar os conteúdos propostos;
Aplicação de atividades prazerosa, como quebra-cabeças, recortes e montagem, jogo dos "sete" erros, o chefe mandou, etc;
N
O
V
E
M
B
R
O
Fixar os conceitos matemáticos e desenvolver estratégias de resoluções problemas.
Números;
Contagem;
Movimento;

Resolução de situações problemas em contexto reais e favoráveis a aprendizagem;
Contextualização dos conteúdos e envolvimento dos educandos em situações concreta nas quais possa explorar a contagem, a escrita de números e perceber que a matemática está presente em todas as ações do nosso cotidiano.
DISCIPLINA: ARTE

MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O
Desenvolver a formação

integral da criança, desenvolvendo o senso critico, artístico e inventivo.

Possibilitar o desenvolvimento

dos aspectos cognitivos, perceptivo, criativo e expressivo nas linguagens musicais, visuais,

cênicas e do movimento, por meio da fruição, apreciação e reflexão do fazer da leitura deste fazer e da sua inserção no tempo.

Investigar e criar o universo da

arte em suas diversas formas de representação

Valorizar a arte em geral;

Favorecer o desenvolvimento integral da criança;

Ampliar o conhecimento de mundo e sua cultura;
COGNIÇÃO
Expressão e

comunicação;

Músicas;

Mímica;

Vídeos;

Brincadeiras

lúdicas;


O professor deverá propor

atividades de leitura de poemas, contos de fada, historias diversas,

apreciação de artes (gravuras, esculturas) com intenção levar o aluno a perceber a presença da arte (belo) em todos as ações literárias e cotidianas.

Exposição e apreciação de

obras artísticas diversificadas;

Manipulação de diversos materiais gráficos;

Exposição de temas, por meio de idéias próprias, justificativa e argumentação;
M
A
R
Ç
O
A
B
R
I
L
Entender os múltiplos sentidos

da arte por meio de conversas informais e pesquisas

Interessar-se pelas produções

artísticas (próprias, dos colegas, e de artistas famosos);

Ler uma obra de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

Perceber elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas;

Observar produções alheias para percebendo semelhanças e diferenças;

Apreciar artes visuais por meio da observação e da leitura;
Ler obras de arte com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens;
ARTES:
VISUAIS / PLÁSTICA


Historia em

quadrinhos;

Criação e

produção de formas plásticas e visuais;

Elementos básicos da linguagem visual;

Leitura de imagens diversificada;

Desenho;

Pintura;

Escultura;


Apreciação, xperimentação

ampliação do conhecimento da linguagem artística (visual, musical, cênica, dança) por meio de contação de historias utilizando fantoches, dramatização e coreografia.

Valorização de suas produções e de seus colegas por meio de socialização, exposição e argumentação;

Investigar em desenhos / telas de artistas famosos:

elementos formais:

(linha, ponto, textura)

elementos intelectuais:

( ritmo, equilíbrio, profundidade);

elementos vivenciais:

( titulo, tema, vida e obra, localização no tempo e no espaço, etc..)

participação em situações de pesquisas;
M
A
I
O
J
U
N
H
O
Ampliar os movimentos corpóreos;
Experimentar diversas formas de locomoção;
Selecionar gestos e movimentos imitando-os;
Deslocar-se e orientar-se com destreza no espaço;
Levar as crianças à compreensão do saber estético e a construção de novos saberes artísticos por meio da alfabetização estética ( educação dos sentidos);

Realizar com eficiência o dialogo com o mundo por meio dança e cantigas improvisadas;

Desenvolver a motricidade;

Possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras como força, velocidade e agilidade;

Desenvolver a percepção do corpo em relação a si próprio e controlar o corpo em situações tanto estáticas quanto dinâmicas;

Explorar as múltiplas possibilidades de posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo;

Estimular os movimentos naturais no aspecto físico – motor, e o ritmo próprio de cada criança no aspecto percepto-cognitivo e sócio- afetivas;
MOVIMENTO
Dança;

Musicas;

Desenhos;

Gestos;

Modelagem;

Pintura;

Vídeos;

Fotografias;

Movimento do corpo;

Atividades rítmicas;

Equilíbrio;

]









Movimentar-se de acordo com o som e ritmo de músicas;
Participação em atividades que levem a criança a movimentar-se:
andar /correr / subir / descer/
pular / engatinhar, em fim movimentar-se a ponto de favorecer o desenvolvimento pleno as necessidade do corpo;
Reprodução e criação de movimentos espontâneos e ou dirigidos por meio de musicas, brincadeiras e situações planejadas ou corriqueiras na sala de aula;
Atividades competitivas:
Brincadeiras dirigidas;
Dinâmicas diversas:
- atividade rítmica;
-atividade de postura e locomoção;
-atividade de auto controle;
- atividade de baixa organização;
*jogos de corridas variadas,
*jogos em círculos,
*jogos de interpretação,
-atividades pré-esportivas
Exercícios ritmados:
Danças;
Criação de movimentos:
-Atividades de auto controle
Com e sem aparelho;
A
G
O
S
T
O
S
E
T
E
M
B
R
O
Expressar sentimentos por meio de musicas;
Conhecer diversos gêneros musicais;
Identificar elementos da musica, explorando-os para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos;
Brincar com a musica, imitar e reproduzir oralmente;
Ler, escrever e analisar letras de musicas; comunicar sensações, pensamentos e sentimentos por meio da linguagem cantada;
Possibilitar o desenvolvimento motor e rítmico;
Utilizar a musica como fonte de prazer e descontração;
Pesquisar sobre cantores da musica popular;
Classificar / identificar gêneros musicais;
MÚSICA
Escuta de obras musicais;
Interpretação musical;
Expressão e comunicação;
Leitura e produção oral e escrita;
Linha melódica;
Musicas diversas;
Jogos;
Brincadeiras;
Selecionar musicas de gêneros musicais diversificados e convidar as crianças a ouvirem e cantarem;
Participação em jogos e brincadeira que envolvam a dança e / ou a improvisação musical e movimentos corporal;
Cantar musicas e criar linhas com o corpo em movimento;
Ilustração de letras de musica;
Show de calouros;
Brincadeira dirigidas;
O
U
T
U
B
R
O
Apreciar obras artísticas;

Perceber fatores internos e externos em uma obra de arte;

Valorização da produção da arte em geral

Produzir arte utilizando a linguagem do desenho e da pintura.

Utilizar os códigos gramaticais específicos de cada linguagem, suas diversas maneiras de composição e contextualização no tempo e no espaço.

Ampliar e reduzir figuras;
DESENHO

Criação artística;

Leitura de imagem;

Cores, Formas,

Ponto; Linha;

Biografia de artistas;

Leitura de imagem;

Interpretação de desenhos;

Elementos básicos e/ ou contextuais formais:

A linha,

A cor,

O volume,

A superfície.
Ampliação do conhecimento
de obras artísticas como recurso de exploração dos da linguagem e ponto de partida para sentir, fluir e trabalhar as emoções, sentidos e sensibilidade do corpo;
Criação de artes a partir de seus próprios repertórios;
N
O
V
E
M
B
R
O
Utilizar a linguagem dramática;
Participar de situações de dramatização, faz de conta,
Identificar elementos da linguagem dramatizada (entonação, gestos / mímica, expressão, etc.);
Observar cenas;
Interpretar historias e personagens;
Vivenciar personagens de contos de fada e / ou outros fatos e historias;
Propiciar a flexibilidade da percepção das qualidades das formas artísticas a partir da elaboração de perguntas e observação das ações exibidas;
TEATRO
Criação;
Dramatização;
Improvisos;
Oralidade;
Sentidos;
Percepção;
Dicção;
Imaginação;
Ficção;
Postura corporal;
Descrição e reprodução de cenas;
Utilização de matérias de sucata para criação de cenários;
Criação de cenários;
Interpretação de peças teatrais; Criação de sonoplastia para personagem de historias contadas;
Exploração de competências corporais e criação dramática;
Criação de textos e encenação com o grupo;
Adquirir uma relação de auto confiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético respeitando a própria produção e a dos colegas;










DISCIPLINA: LINGUAGEM E CÓDIGOS

MODALIDADE: PRÉ-ESCOLA (4 A 5 ANOS)
OBJETIVOS
CONTEUDOS
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
F
E
V
E
R
E
I
R
O
M
A
R
Ç
O

Promover experiências significativas de aprendizagem da língua e ampliar as capacidade de comunicação e expressão associadas as quatros competências lingüística básicas (falar, escutar, ler e escrever);
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e das vivência de diversas situações nas quais se faça necessário;
Comunicar-se utilizando a linguagem oral e escrita;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo em diversas situações do cotidiano;
Desenvolver estratégias de escrita; Desenvolver a consciência fonológica, por meio da leitura de textos que se sabe de có.
Ouvir textos, interpretá-los, para argumentar ideias contidas nos mesmos;
Falar X Escutar:
Expressar sentimentos;
Nome próprio;
Vogais
Consoantes
Textos que se sabe de có.

Participação em momentos de escrita dirigida sobre orientação do professor;
Exercício da escrita utilizando alfabeto móvel;
Participação em rodas de conversa, leitura e brincadeiras de faz-de-conta;
Identificação visual do nome próprio e do nome dos colegas;
Motivação para ler e escrever do jeito que sabe / com e ou sem ajuda do professor;
Apropriação do sistema de escrita, enfatizando a leitura do nome próprio por meio de músicas ( a canoa virou, gente tem sobrenome, etc...), jogos e brincadeiras;.
Discriminação, identificação oral e treino das letras contidas no nome próprio e nos textos lidos.
Leitura de textos que se sabe de có, apontando os vocábulos, para mostra o que está escrito e onde está.
Identificação e classificação gravuras, números e letras maiúsculas e ou minúsculas;
A
B
R
I
L
Despertar no aluno a consciência fonológica,
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer as características sonoras da linguagem;
Interagir com o mundo letrado para produzir textos;
Perceber sonoridade das palavras;
Reconhecer a letra inicial de determinadas palavras;
Apreciar e produzir textos, tendo o professor como escriba, se necessário.
Ouvir texto e interpretá-lo;
Ler mesmo sem saber;
Consciência fonológica:
-relação letra / som
Discriminação visual de letras e números;
Interpretação e produção textual
Poema, poesias,
Textos verbais e não verbais;
Discriminação e associação de fonemas a grafemas, por meio da leitura oral;.
Identificação dos fonemas que compõe uma silaba;
Reconhecimento e sonorização das letras / palavras contextualizadas em poemas, poesias e músicas;
M
A
I
O
Expor suas ideais e impressões em relação a tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo ponto de vista;
Ler / escutar / produzir textos e inferir informações explicitas;
Interessar-se por escrever palavras e textos mesmo que de forma não convencional;
Produzir textos a partir de gravuras, fotos, e relatos orais (com ou sem ajuda do professor);
Criar / ampliar estratégias de leitura e escrita;
Produção de texto
Comunicação;
Expressão de desejos e sentimentos
Participação em momentos de produção textual coletiva;
Exposição e apreciação de diferentes produções, criadas a partir do referencial que cada criança possui sobre o assunto explorado;
Escrever do jeito que sabe, acionando hipóteses e estratégias próprias;
Produção coletiva e ou individual de texto, tendo ou não o professor como escriba;
Utilização de alfabeto móvel;
Exposição dos textos escritos;
J
U
N
H
O
Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
Reconhecer a importância da leitura e escrita o para registro e resgate da cultura;
Resgatar a cultura e registrar sua historia por meio da leitura e da escrita, mesmo que de forma não
convencional;
Descrever e promover aproximação com aspectos mais formais da linguagem por meio de situações como ler e contar historias, cantar ou entoar canções, declamar poesias , dizer parlendas, textos de brincadeiras infantis.
Leitura e interpretação de
textos informativos
sobre a vida do homem do campo;
Alimentação;
Crenças;
Vestuários;
Dialetos;
Valores;
Listagem de palavras;

Reconto de historias conhecidas com aproximação da historia original no que se refere a descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda;
Construção de cenário para vivenciar situações relacionadas as descobertas;
Leitura de textos informativos;
Descriminação de letras / palavras contextualizadas nas praticas de leitura e escrita;
Interpretação, produção e dramatização de textos;
Registro e socialização dos conhecimentos;
Participação em rodas de leitura;

A
G
O
S
T
O
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercambio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Participar de diversas situações de leitura de diferentes gêneros;
Ampliar o universo discursivo por meio do conhecimento da variedade de textos e de manifestações culturais que expressam modos e formas próprias de ver o mundo e de pensar das pessoas;
LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Leitura, interpretação e produção de:
Relato de experiências vividas
Musicas;
Poemas;
Lendas;
Causos;
Entrevista;
Pesquisas;
Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e casual;
Conhecimento e produção oral de jogos verbais, como trava-linguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções;
Integração da fala da criança no contexto pedagógico re significando-o;
Listagem de personagens folclóricos;
Realização de pesquisas e entrevistas com as pessoas da comunidade a cerca dos seres mitológicos;
Leitura de textos que ressaltem a pluralidade cultural;
S
E
T
E
M
B
R
O
Enriquecer e ampliar o repertorio de palavras e competência leitora por meio de músicas cíveis: hino nacional, hino da independência, hino do município, etc...
Levantar hipóteses de leitura / compreensão leitora a partir dos escrita de lista e títulos textuais;
Ampliar a criatividade e criticidade do aluno, propondo atividades e ações desafiadoras que ampliem as hipóteses e estratégias de leitura e escrita;
Possibilitar a ampliação de experiências, estabelecendo novas formas de relação e contatos com a diversidade de costumes, hábitos e experiências culturais;
Produção textual;
Leitura diversificada de:
Hinos oficiais;
Textos informativos;
Listas;

Motivação para leitura de textos verbais e não verbais, associando-os a diversas áreas do conhecimento;
Discriminação de letras contextualizadas nos textos lidos;
Interpretação e produção textual;
Produzir novas versões dos textos lidos (carta enigmática);
Utilização de técnicas diferente para reescrever textos bem escrito e divertir-se com eles (uso da linguagem do P, troca de vogais, etc...), Produção textual enfatizando as datas comemorativas;

O
U
T
U
B
R
O
Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que elas possuem intenção comunicativa;
Ampliar o vocabulário e apropriar-se do sistema da língua escrita por meio da prática constante de rodas de leitura e interpretação textual;
Promover situações prazerosas de leitura que propiciem o conhecimento de bibliografias que asseguram o prazer de ler;.
LEITURA PRAZEROSA
Textos que se sabe de cor;
Fábula;
Listas;
Contos de fada;
Escolha coletiva do gênero textual que vai ser trabalhado, para exercitar a leitura de forma sistemática e continua,
Classificação de textos, filmes e brinquedos a serem utilizados na sala de aula, justificando as escolhas;
Contação de histórias e músicas alusivos às datas comemorativas;
Refletir sobre "conteúdos" textuais associando-os à praticas da vida social;
N
O
V
E
M
B
R
O
E
D
E
Z
E
M
B
R
O
Planejar situações de comunicação que exijam diferentes graus de formalidade;
Propor atividades que permitam diversas estratégias nas formas de resolução encontrada pelas crianças;
Exercitar estratégias de leitura e de escrita,
Propor atividades que façam sentido para as crianças; isto é, que entendam, pra que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social;
Ler para obter informação;
Ler para divertir-se;


PRÁTICAS DE LEITURA

E DE ESCRITA
Escrita espontânea;
Escrita dirigida;
Classificação de palavras, quanto ao campo semântico,
e sintático;
Organização de momentos de leitura livre;
Oferecer as crianças textos que permitam que propiciem o prazer de ler: Paródias, canções, gibis, letras de músicas, poemas, quadrinhas, etc
Excursão e passeio pelas ruas para exercitar a leitura de textos informativos, placas, panfletos, letreiros, propagandas;
Identificação e utilização de diferentes formas de comunicação e informação escrita, percebendo algumas de suas funções para saber portar-se dentro das mais variada situações e contextos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário