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MARIA NOBRE - EDUCAÇÃO INFANTIL

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FUNDAMENTOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Muito se fala em Políticas Públicas para o Ensino Fundamental, e é bem verdade que muito já se tem avançado no sentido de se melhorar a qualidade da educação, porém, em se tratado da didática, da metodologia do ensino ainda estamos longe de acertar. O sistema educacional não dá conta do tempo pedagógico escolar, há um abismo enorme entre plano de aula e aula propriamente dito, a começar pela educação infantil. Um exemplo disso é que se planeja para inserir as letras do alfabeto gradualmente na vida das crianças, e esse alfabeto é colocado acima da lousa, ou seja nas paredes mais alta para que as crianças não o alcancem nem pegue-o. Quando se expõem o ao alcance da criança o mesmo vem ilustrado com gravuras que muitas vezes o aluno nem conhece; já vi em escolas da zona rural a letra K ilustrada com a figura de kiwi fruta jamais vista pelas crianças da localidade. Outro exemplo de que o currículo escola está sendo mal gerenciado é se colocar no currículo da educação Ambiental como disciplina das escolas sem se ter proposta curricular adequada. Nas escolas onde trabalho (zona rural de Ibicuitinga) ninguém é formado em educação Ambiental e saem ensinando “qualquer coisa” sem conexão com a realidade dos alunos e do mundo em que vivem. A escola preocupa-se em estudar o derretimento das geleiras enquanto as crianças não tem sequer água potável, esgoto nem coleta de lixo, pois o lixo é jogado a céu aberto no interior> Portanto, acho que a escola deveria primeiro ensinar as crianças a cuidarem da água dos açudes e a trabalhar lixo que eles mesmos produzem. Tratar da educação das crianças de forma a prepará-las para que vivam em harmonia, para compreenderem a vida seria fundamental que a escola começasse trabalhando o que realmente é importante, o que se aplica no dia-a-dia, ou seja, deveria por no currículo o que realmente faz sentido para a vida. Lamentavelmente ainda se vê professores escravos do livro didático, muitas vezes apresentam experiências ocas e nocivas. Não quero aqui diminuir o valor do livro didático de forma alguma. No entanto, os livros ainda estão bastante diferentes da realidade e necessidade dos alunos. Muito embora a escolha do livro nos dias de hoje já assuma um caráter mais aberto, ainda é muito limitado o poder de escola. Os guias ainda atrasam, a quantidade de coleção ainda é muito pequena o que dificulta a leitura e isso acaba por comprometer a escolha destes. No que diz respeito a formação/ treinamento de professores, nota-se que os discursos são muito bonito, porém ainda não temos resultados satisfatórios neste sentido, pois praticamente não há formação em serviço gratuita a todos os professores, haja visto que quando estas acontecem nem todos os professores são contemplados. E diante desta situação exclusivas alguns profissionais se submetem a cursos particulares muitas vezes mal gerenciados que tem como objetivo principal “formar turmas” pois pagam para estudar e isso enriquece o sistema capitalista, porém a maiorias destas instituições não levam em conta qualidade do ensino e sim a “ venda de diplomas”. Portanto, para que todos tenham direito a educação de qualidade é necessário que as políticas educacionais sejam mais eficazes. A começar pela lotação de professores que não deveria ser feita de qualquer jeito. È imprescindível que haja concurso público para que se possa compor o quadro de professores, e após o ingressos dos profissionais concursados na educação o governo promovesse formações especificas para cada área de ensino. Outro fator de fundamental importância é a formação do núcleo gestor escolar. Pois quando estes assumem seus respectivos cargos por meio de votação e ou prova de títulos e não apenas pela aptidão política complacente com a administração municipal, é mais fácil que se tenha uma gestão democrática pois despidos do apadrinhamento político passam a gerir a escola dando mais ênfase a qualidade do ensino, pois caso o núcleo gestor continue sendo apontado a dedo pelos governantes a maior preocupação, o compromisso e metas de avaliação serão de cunho eleitoreiro, para que ambos se mantenham no cargo.

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