SUGESTÃO DE ROTINA
PEDAGÓGICA
TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR NAS SALAS
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE
CONVERSA;
BRINCADEIRAS
DE QUE FAVOREÇAM O MOVIMENTO
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE
CONVERSA;
MÚSICAS E
DANÇA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE
CONVERSA;
BRINCADEIRAS
ANTIGAS
E CAIXA
SURPRESA
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE
CONVERSA;
BRINCADEIRAS:
QUAL É A LETRA? QUAL É A MÚSICA?
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE
CONVERSA;
BRINCADEIRAS
LIVRE /
PASSEIO.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA
COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO
PÁTIO)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA
ORAL E OU UTILIZANDO RECURSOS DE MULTIMIDIA. (NA SALA)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MN
LEITURA
COM FANTASIA
(FORA DA
SALA)
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA
FEITA POR FAMILIARES DAS CRIANÇAS.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA
DRAMATIZADA
EM
PARCERIA C/ TODAS AS SALAS DA INSTITUIÇÃO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATEMÁTICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA
COM ARTES VISUAIS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATÉMATICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES CÊNICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE
CONVERSAS;
DESENHO
LIVRE / DIRIGIDO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE
CONVERSAS;
LEITURA
DIRIGIDA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE
CONVERSAS;
LEITURA E
RE/ESCRITA DIRIGIDA E OU ESPONTÂNEA
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE
CONVERSAS;
BRINCADEIRAS
/ DESFIOS DE LEITURA E ESCRITA
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE
LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H40
RODA DE
CONVERSAS;
SOCIALIZAÇÃO
COLETIVA DOS ASSUNTOS ABORDADOS
DURANTE A SEMANA POR MEIO DE BRINCADEIRAS.
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
|
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO
DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DANÇA E
CANTAR
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO
DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
BRINCAR DE
QUEBRA-CABEÇA
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO
DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ESCULPIR
COM MASSA DE MODELAR OU ARGILA
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO
DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DESENHO E
OU PINTURA LIVRE
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO
DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ASSISTIR
FILME OU BRINCAR LIVRE.
|
SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO
ESCOLA______________________________________________________MODALIDADE
__________________
PROFESSORA_______________________________________________
DATA____/____/____(segunda –feira)
TEMPO
/ O QUE?
|
PRA
QUE?
|
COMO?
|
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA
DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS:
DE RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE
BOLA
|
(INCISO I E II)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
ü NARRAR FATOS,
ü EXPRESSAR-SE
POR MEIO DA LINGUAGEM VERBAL E GESTUAL;
ü EXPLORA O
SPAÇO POR MEIO DO MOVIMENTO;
ü AJUSTA SEUS MOVIMENTOS POR MEIO DAS BRINCADEIRA.
|
AS CRIANÇAS SERÃO RECEBIDAS NA PORTA DA
SALA COM UM CALOROSO BOM DIA. EM SEGUIDA SERÁ FEITO UMA RODA D CONVERSA NA
QUAL A PROFESSORA IRÁ PEDIR QUE CUMPRIMENTEM OS COLEGAS E QUE FALEM COMO FOI
O FINSL DE SEMANA DE CADA UM. EM SEGUIDA A PROFESSORA IRÁ APRESENTAR ALGUMAS SUGESTÕES DE RINCADEIRAS BRINCADEIRAS (BRINCADEIRAS: DE RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE BOLA)
E PEDIR QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM SUGERIR DE QUE QUEREM BRINCAR. COMBINADAS AS
BRINCADEIRAS, AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS PARA FORA DA SALA, ONDE A PROFESSORA
IRÁ ORIENTAR QUANTO AS REGRAS DAS BRINCADIRAS E OBSERVÁ-LAS ATENTAMENTE ENQUANTO BRINCAM.
|
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
RODA DE HISTORIA
LEITURA
COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO
PÁTIO)
|
(INCISO III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
CONHECER NARRATIVAS LITERÁRIAS E DESENVOLVER COMPORAMENTO
LEITOR ;
BRINCAR COM O PROFESSOR E PRODUZIR
SONS; RECONECER E USAR SONS E RIMAS EM SUAS BRINCADIRAS.
|
AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS AO PÁTIO DA
ESCOLA, ONDE JÁ DEVERÁ ESTAR PREPARADO O AMBIENTE COM CADEIRAS, ALMOFADAS OU TAPETE
PARA TORNAR O LUGAR BEM ACOLHEDOR. A CRIANÇAS SERÃO ACOMODADAS DA PROFESSORES DEDOCHES COM GRAVURAS
RELACIONADAS A HISTORIA ( EX: OS 3 PORQUINHOS). SERÁ FEITO UMA SONDAGEM SOBRE
O QUE ELES SABEM A RSPEITO DAS GRAVURAS.
A FALA DAS CRIANÇAS SERÁ ELOGIADA, QUESTIOANADA E INCENTIVADA NO SENTIDO E REMETE-LAS AO
ENREDO DA HISTORIA.
AO APRESENTAR O LIVRO A PROFESSORA DEVERÁ EXPLORAR TODOS
OS ELEMENTOS DA CAPA E CONTRA-CAPA. EM SEGUIDA FERÁ A LEITURA OU PEDIRÁ QUE
UMA CRIANÇA LEIA. OS FANTOCHES DEVERÃO ENTRAR EM CENA SEMPRE QUE FOREM MENCIONADOS NA HISTORIA. (
A PROFESSORA DEVERÁ COMBINAR SSA SITUAÇÃO ANTS DA INICIAR A LEITURA)
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
|
(INCISO IX)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
USAR A CRIATIVIDADE; DESCREVER, IMITAR,
CRIAR E RECRIAR OBJETOS 9 OBRAS DE ARTE)
|
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A
OBSERVAREM O AMBIENTE ONDE ESTÃO INSERIDOS.
FITO A OBSERVAÇÃO, SERÁ SUGERIDO QUE
ESCOLAM ALGO DO QUE FORA OBSERVADO PARA FAZEREM UMA REPLICA POR MEIO DE
MATERIAIS CONCRETOS COMO MASSA DE MODELAR, ARGILA, RECURSOS NATURAIS.
AS CRIANÇAS SE AGRUPARAM COMO
PREFERIREM, RECEBERÃO OS RECURSOS
NECESSÁRIOS E INICIARÃO SEUS TRABALHOS. A PROFESSORA DEVERÁ ESTAR ATENTA PARA
QUESTIONAR E INTERFERIR SEMPRE QUE HOUVER NECESSIDADE.
APÓS OS TRABALHOS PRONTOS SERÃO
SOCIALIZADOS E EXPOSTOS.
|
TEMPO DE TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
|
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
ADOTAR HÁBITOS DE HIGIEN SAUDAVEL.
|
AS CRIANÇAS SERÃO QUESTIOANDAS E ORIENTADAS SOBRE A NECESSIDADE DE
PRÁTICAR HABITOS DE HIGIENE. EM SEGUIDA SERÃO ESTIMULADAS A CANTAREM MÚSICAS
QUE ABORDEM ESSTA AÇÃO E LEVADAS AO LAVATORIO PARA LAVAREM AS MÃOS USANDO
RECURSO NECESSARIOS SEM AJUDA DO PROFESSOR..
|
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
|
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À:
USAR OS TALHERES ADEQUADAMENTE E COMERM
SEM AJUDA DO PROFESSOR.
|
A PROFESSORA FARÁ UM BREVE APRESENTAÇÃO
DO CARDÁPIO DA MERENDA, FALANDO DA
IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO.
EM SEGUIDA SERVIRÁ O LANCHE, ORIENTANDO PARA QUE COMAM
SOZINHOS. OBSERVARÁ TAMBÉM A MANEIRA COMO AS CRIANÇAS PEGAM OS TALHERES E
ORIENTARÁ SE NECESSARIO.
|
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
|
(INSICO I)
|
BRINCAR LIVRE
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA
DE CONVERSAS;
DESENHO
LIVRE / DIRIGIDO
|
(INCISO S II E III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A
CRIANÇA APRENDE À
EXPRESSSAR DESEJOS E SENTIMENTOS;
RCONHECER USO E
DAS PRÁTCAS ESCRITA
|
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
|
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
|
EXPERIÊNCIA
COM CIÊNCIAS SOCIAIS
|
|
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
|
(INCISO V)
|
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A ORGANIZAREM
A SALA E SEUS MATERIAIS. LOGO APÓS IRÃO DANÇA E CANTAR AO SOM DE DVD.
|
OBS NA 1ª
COLUNA O QUE ESTÁ SUBLINHADO NÃO NECSSARIAMENTE PRECISA APARECER. NO MOMENTO SÓ
SERÁ FEITO ISSO ENQUANTO OS PROFESSORES SE FAMILIARIZAM COM A ROTINA E OS
INCISOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário