efeios de neve

"http://img42.imageshack.us/img42/5508/neve1.png";

MARIA NOBRE - EDUCAÇÃO INFANTIL

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE ROTINA PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO.


SUGESTÃO DE ROTINA PEDAGÓGICA
TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS DE QUE FAVOREÇAM O MOVIMENTO
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
MÚSICAS E DANÇA
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS ANTIGAS
E CAIXA SURPRESA 
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS: QUAL É A LETRA? QUAL É A MÚSICA?
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS LIVRE /
PASSEIO.
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO PÁTIO)
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA ORAL E OU UTILIZANDO RECURSOS DE MULTIMIDIA. (NA SALA)
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MN
LEITURA COM  FANTASIA
(FORA DA SALA)
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA FEITA POR FAMILIARES DAS CRIANÇAS.
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
LEITURA DRAMATIZADA
EM PARCERIA C/ TODAS AS SALAS DA INSTITUIÇÃO
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATEMÁTICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
TEMPO DE EXPERIÊNCIA
COM ARTES VISUAIS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MATÉMATICA:
8H00 ÀS 8H35 MIN
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES CÊNICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
TEMPO DE BRINCAR  LIVRE
9H00 ÀS 9H30
TEMPO DE BRINCAR  LIVRE
9H00 ÀS 9H30
TEMPO DE BRINCAR  LIVRE
9H00 ÀS 9H30
TEMPO DE BRINCAR  LIVRE
9H00 ÀS 9H30
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
LEITURA DIRIGIDA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
LEITURA E RE/ESCRITA DIRIGIDA E OU ESPONTÂNEA
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
BRINCADEIRAS / DESFIOS DE LEITURA E ESCRITA
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H40
RODA DE CONVERSAS;
SOCIALIZAÇÃO COLETIVA DOS ASSUNTOS  ABORDADOS DURANTE A SEMANA POR MEIO DE BRINCADEIRAS.
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS NATURAIS
10H20 ÀS 10H40
TEMPO DE  SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DANÇA E CANTAR
TEMPO DE  SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
BRINCAR DE QUEBRA-CABEÇA
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ESCULPIR COM MASSA DE MODELAR OU ARGILA
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
DESENHO E OU PINTURA LIVRE
TEMPO DE SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
ORGANIZAÇÃO DA SALA E DO MATERIAL DO ALUNO.
ASSISTIR FILME  OU BRINCAR LIVRE.


SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO
ESCOLA______________________________________________________MODALIDADE __________________
PROFESSORA_______________________________________________ DATA____/____/____(segunda –feira)

TEMPO /  O QUE?
PRA QUE?
COMO?
TEMPO DE CHEGADA:
7H00 ÀS7H30MIN
RODA DE CONVERSA;
BRINCADEIRAS:  DE RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE BOLA
(INCISO I E II)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À: 
ü   NARRAR FATOS,
ü    EXPRESSAR-SE POR MEIO DA LINGUAGEM VERBAL E GESTUAL;
ü    EXPLORA O SPAÇO POR MEIO DO MOVIMENTO;
ü   AJUSTA SEUS MOVIMENTOS POR MEIO DAS BRINCADEIRA.
AS CRIANÇAS SERÃO RECEBIDAS NA PORTA DA SALA COM UM CALOROSO BOM DIA. EM SEGUIDA SERÁ FEITO UMA RODA D CONVERSA NA QUAL A PROFESSORA IRÁ PEDIR QUE CUMPRIMENTEM OS COLEGAS E QUE FALEM COMO FOI O FINSL DE SEMANA DE CADA UM. EM SEGUIDA A PROFESSORA IRÁ APRESENTAR  ALGUMAS SUGESTÕES DE RINCADEIRAS  BRINCADEIRAS (BRINCADEIRAS:  DE RODA / O CHEFE MANDOU, E OU JOGO DE BOLA) E PEDIR QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM SUGERIR DE QUE QUEREM BRINCAR. COMBINADAS AS BRINCADEIRAS, AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS PARA FORA DA SALA, ONDE A PROFESSORA IRÁ ORIENTAR  QUANTO AS REGRAS  DAS BRINCADIRAS  E OBSERVÁ-LAS ATENTAMENTE  ENQUANTO BRINCAM.
TEMPO DE LEITURA:
7H30 ÀS 8H00 MIN
RODA DE HISTORIA
LEITURA COM DEDOCHE E OU FANTOCHE.
(NO PÁTIO)
(INCISO III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À:
CONHECER NARRATIVAS  LITERÁRIAS E DESENVOLVER COMPORAMENTO LEITOR ;
BRINCAR COM O PROFESSOR E PRODUZIR SONS; RECONECER E USAR SONS E RIMAS EM SUAS BRINCADIRAS.

AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS AO PÁTIO DA ESCOLA, ONDE JÁ DEVERÁ ESTAR PREPARADO O AMBIENTE COM CADEIRAS, ALMOFADAS OU TAPETE PARA TORNAR O LUGAR BEM ACOLHEDOR. A CRIANÇAS SERÃO ACOMODADAS  DA PROFESSORES DEDOCHES COM GRAVURAS RELACIONADAS A HISTORIA ( EX: OS 3 PORQUINHOS). SERÁ FEITO UMA SONDAGEM SOBRE O QUE ELES SABEM A RSPEITO DAS GRAVURAS.  A FALA DAS CRIANÇAS SERÁ ELOGIADA, QUESTIOANADA  E INCENTIVADA NO SENTIDO E REMETE-LAS AO ENREDO DA HISTORIA.
AO APRESENTAR  O LIVRO A PROFESSORA DEVERÁ EXPLORAR TODOS OS ELEMENTOS DA CAPA E CONTRA-CAPA. EM SEGUIDA FERÁ A LEITURA OU PEDIRÁ QUE UMA CRIANÇA LEIA. OS FANTOCHES DEVERÃO ENTRAR EM CENA  SEMPRE QUE FOREM MENCIONADOS NA HISTORIA. ( A PROFESSORA DEVERÁ COMBINAR SSA SITUAÇÃO ANTS DA INICIAR A LEITURA)
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM ARTES PLÁSTICAS:
8H00 ÀS 8H35 MIN
(INCISO IX)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À:  
USAR A CRIATIVIDADE; DESCREVER, IMITAR, CRIAR E RECRIAR OBJETOS 9 OBRAS DE ARTE)
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A OBSERVAREM O AMBIENTE ONDE ESTÃO INSERIDOS.
FITO A OBSERVAÇÃO, SERÁ SUGERIDO QUE ESCOLAM ALGO DO QUE FORA OBSERVADO PARA FAZEREM UMA REPLICA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS COMO MASSA DE MODELAR, ARGILA, RECURSOS NATURAIS.
AS CRIANÇAS SE AGRUPARAM COMO PREFERIREM, RECEBERÃO  OS RECURSOS NECESSÁRIOS E INICIARÃO SEUS TRABALHOS. A PROFESSORA DEVERÁ ESTAR ATENTA PARA QUESTIONAR E INTERFERIR SEMPRE QUE HOUVER NECESSIDADE.
APÓS OS TRABALHOS PRONTOS SERÃO SOCIALIZADOS E EXPOSTOS.
TEMPO DE TEMPO DE HIGIENE
8H35 À 8H45
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À:
ADOTAR HÁBITOS DE HIGIEN SAUDAVEL.
AS CRIANÇAS SERÃO  QUESTIOANDAS  E ORIENTADAS SOBRE A NECESSIDADE DE PRÁTICAR HABITOS DE HIGIENE. EM SEGUIDA SERÃO ESTIMULADAS A CANTAREM MÚSICAS QUE ABORDEM ESSTA AÇÃO E LEVADAS AO LAVATORIO PARA LAVAREM AS MÃOS USANDO RECURSO NECESSARIOS SEM AJUDA DO PROFESSOR..
TEMPO DE ALIMENTAÇÃO
8H45 MIN ÀS 9H00
(INCISO VI)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À:
USAR OS TALHERES ADEQUADAMENTE E COMERM SEM AJUDA DO PROFESSOR.

A PROFESSORA FARÁ UM BREVE APRESENTAÇÃO DO CARDÁPIO DA  MERENDA, FALANDO DA IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO.
EM SEGUIDA SERVIRÁ  O LANCHE, ORIENTANDO PARA QUE COMAM SOZINHOS. OBSERVARÁ TAMBÉM A MANEIRA COMO AS CRIANÇAS PEGAM OS TALHERES E ORIENTARÁ SE NECESSARIO. 
TEMPO DE BRINCAR LIVRE
9H00 ÀS 9H30
(INSICO I)
BRINCAR LIVRE
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS:
9H30 ÀS 10H20
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
(INCISO S II E III)
AO REALIZAR ESTAS ATIVIDADES A CRIANÇA  APRENDE À
EXPRESSSAR DESEJOS E SENTIMENTOS;
RCONHECER  USO E  DAS PRÁTCAS ESCRITA
RODA DE CONVERSAS;
DESENHO LIVRE / DIRIGIDO
TEMPO DE EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS
10H20 ÀS 10H40

EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIAS SOCIAIS

TEMPO DE  SAÍDA
10H40 ÀS 11H00
(INCISO V)
AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A ORGANIZAREM A SALA E SEUS MATERIAIS. LOGO APÓS IRÃO DANÇA E CANTAR AO SOM DE DVD.




OBS NA 1ª COLUNA O QUE ESTÁ SUBLINHADO NÃO NECSSARIAMENTE PRECISA APARECER. NO MOMENTO SÓ SERÁ FEITO ISSO ENQUANTO OS PROFESSORES SE FAMILIARIZAM COM A ROTINA E OS INCISOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário