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MARIA NOBRE - EDUCAÇÃO INFANTIL

domingo, 6 de novembro de 2016

O QUE É ESCLARECIMENTO SEGUNDO KANT.

FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY
UNIVERSIDADE LIVRE DO BRASIL - ULB
MESTRADO EM EDUCAÇÃO



                                               






MARIA DAS DORES NOGUEIRA NOBRE ARAÚJO




BIOÉTICA
 O QUE É ESCLARECIMENTO.





QUIXADÁ-CE
2016

O QUE É ESCLARECIMENTO SEGUNDO KANT.



            Qualquer tentativa de analisar o que é esclarecimento, seria vaga se não analisada á luz do pensamento filosófico Kantiano. Para Immanuel Kant esclarecimento  é a saída do homem de sua menoridade, ou seja de sua incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
            Acredita-se que todo individuo  vive uma situação de menoridade em algum momento ou fase de sua vida,  e segundo Kant isso pode acontecer tanto por comodismo como por oportunismo, medo ou preguiça. Entretanto o homem não está fadado a este jugo por toda vida, cabendo,  a ele próprio, abandonar a ignorância e permitir sua ascensão a um nível superior de cultura, educação e formação.
            Em seus textos o autor preconiza  a importância e a necessidade da maturação no processo de desenvolvimento da razão, já que é por meio desta que  o homem pode e deve formar o projeto de sua conduta: “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz” (KANT, 1996, p.15).
            Do ponto de vista social o ser humano evolui e se aprimora continuamente, e as razões principais para este fenômeno é: ser vivo, social e inacabado. Esta busca pelo aperfeiçoamento  deve-se, em parte, à sua condição de ser livre; caso contrário, ele não poderia escolher outras alternativas capazes de mudar sua posição. Ele estaria determinado a ser o que ele é assim como os animais irracionais.
            Entretanto a busca pela maioridade só acontece quando  o sujeito  sabe moderar as suas inclinações, as suas tendências, suportando e acostumando-se a suportar, a recusar, a resistir a elas.  Para a efetivação dessa conduta, cumpre ao homem buscar a maioridade; aprender, mas não em quantidade apenas, também com profundidade. “Vale mais saber pouco, mas sabê-lo bem,  que saber muito, superficialmente” (KANT, 1996, p.93). Pode-se dizer, portanto,  que um ato será mais bem sucedido  se estivermos dotados de um conhecimento sólido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KANT, I. O que é o Esclarecimento? In: Textos Seletos. Trad. De Raimundo Vier. Petrópolis: vozes, 1985.
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KANT, Imamnuel (1724-1804). Resposta à pergunta: Que é esclarecimento?  Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3 ed. Editora Vozes: Petrópolis, RJ. 2005. Pg. 63-71.



Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco C. Fontanella. São Paulo: Editora UNIMEP, 1996.





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